v. 56 (2025)

					Visualizar v. 56 (2025)
Publicado: 2025-05-07

Estudos Linguísticos

Estudos Literários

  • História e Memória Intercultural no romance Travessia de Letícia Wierzchowski

    Maged Talaat M. A. Elgebaly
    e2005
    DOI: https://doi.org/10.18309/ranpoll.v56.2005
  • Quando a cidade transborda na poesia – São Luís de Gonçalves Dias e Ferreira Gullar

    Conceição de Maria Correa Feitosa
    e2046
    DOI: https://doi.org/10.18309/ranpoll.v56.2046

Dossiê: Ciência, Tecnologia e Inovação na Linguística e na Literatura

  • Ciência, Tecnologia e Inovação na área de Linguística e Literatura

    Raquel Meister Ko Freitag, Frederico Garcia Fernandes
    e2053
    DOI: https://doi.org/10.18309/ranpoll.v56.2053
  • A evolução dos indicadores de fomento científico em Letras e Linguística no CNPq (2009-2019): Diagnóstico de uma década de financiamento, com destaque para a análise das recomendações na subárea de Linguística no período 2016-2019

    Gladis Massini-Cagliari, Arquimedes Belo Paiva
    e2010
    DOI: https://doi.org/10.18309/ranpoll.v56.2010
  • Políticas de financiamento e divulgação da ciência

    Raquel Freitag
    e2030
    DOI: https://doi.org/10.18309/ranpoll.v56.2030
  • Mapeamento de ações de divulgação científica da Linguística no Brasil

    Evandro Gonçalves Leite, Eduardo Gonçalves de Carvalho
    e2025
    DOI: https://doi.org/10.18309/ranpoll.v56.2025
  • “O brasileiro precisa ser estudado”, ou “o brasileiro precisa participar do diálogo”? Por práticas discursivas que movimentem a noção de popularização das ciências da linguagem

    Silvia Adélia Henrique Guimarães
    e2028
    DOI: https://doi.org/10.18309/ranpoll.v56.2028
  • Educação científica vs. desinformação: contribuição para professores numa conjuntura de inteligência artificial generativa

    Fabiana Komesu, Gabriel Guimarães Alexandre, Cédric Fluckiger, Juliana Alves Assis, Vera Lúcia Lopes Cristóvão, Nukácia Meyre Silva Araújo
    e2037
    DOI: https://doi.org/10.18309/ranpoll.v56.2037
  • Inovação em Linguística: o que é e como se faz

    Guilherme Moés, Regina Celi Mendes Pereira
    e2031
    DOI: https://doi.org/10.18309/ranpoll.v56.2031
  • Inovação, Tecnologia e Inclusão: Corpora aplicados ao estudo da dislexia e a proposta do DYSCORP (Dyslexia Corpus)

    Aline Pacheco, Aline Evers, Aline Fay de Azevedo
    e2016
    DOI: https://doi.org/10.18309/ranpoll.v56.2016
  • Desafios com a língua estrangeira na internacionalização em casa e nos intercâmbios virtuais: problematizações e possibilidades

    Mayara Mayumi Sataka
    e2021
    DOI: https://doi.org/10.18309/ranpoll.v56.2021
  • A inserção das Áreas de Literatura e Linguística (LL) na Política Científica Brasileira

    Arquimedes Belo Paiva, Frederico Fernandes
    e2039
    DOI: https://doi.org/10.18309/ranpoll.v56.2039