Desafios com a língua estrangeira na internacionalização em casa e nos intercâmbios virtuais: problematizações e possibilidades
DOI:
https://doi.org/10.18309/ranpoll.v56.2021Palavras-chave:
Internacionalização em casa, Intercâmbio virtual, língua estrangeiraResumo
Recentemente, houve um crescente interesse pela internacionalização das universidades brasileiras, especialmente na modalidade em casa, por meio do intercâmbio virtual (Freire Júnior, Massini-Cagliari; Putti, 2020; Souza; Freire Júnior, 2024). Esse cenário nos motiva ao estudo do programa Brazilian Virtual Exchange (BRaVE), no contexto da Universidade Estadual Paulista (Unesp), em que estudantes brasileiros aprendem colaborativamente, de forma online, com pares de instituições estrangeiras parceiras, em disciplinas de graduação/pós-graduação. Por meio de uma metodologia qualitativa (Paiva, 2019), nossos objetivos são: (1) discutir os desafios com a Língua Estrangeira (LE) na internacionalização em casa e nos intercâmbios virtuais; (2) apresentar possibilidades para o enfrentamento dos desafios em LE nesse contexto. Nossos dados são secundários (Paiva, 2019) e foram coletados por meio de um questionário de avaliação dos intercâmbios virtuais, aplicado aos estudantes que participaram do programa no segundo semestre de 2020. A partir da análise de conteúdo (Bardin, 1977; Franco, 2005), apontamos os desafios relacionados à proficiência em LE nas comunicações dos intercâmbios virtuais em programas como o BRaVE. Destacamos a importância de ações que visem reduzir essas dificuldades, por meio da apresentação de uma proposta em três momentos (antes, durante e após o intercâmbio virtual), que reafirma a necessidade e a relevância de linguistas aplicados no fazer das políticas linguísticas e de internacionalização das IES.
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