A evolução dos indicadores de fomento científico em Letras e Linguística no CNPq (2009-2019): Diagnóstico de uma década de financiamento, com destaque para a análise das recomendações na subárea de Linguística no período 2016-2019

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18309/ranpoll.v56.2010

Palavras-chave:

Fomento Científico, Letras, Linguística, Bolsa Produtividade em Pesquisa, CNPq

Resumo

Este artigo apresenta a evolução de indicadores selecionados do fomento científico em Letras e Linguística, durante os anos de 2009 a 2019, no âmbito do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Para tanto, foram compilados os dados brutos dos investimentos das principais Chamadas Públicas do órgão em atendimento das áreas de Letras e Linguística. Com o intuito de mostrar que o baixo índice de concessões não se deve à qualidade dos projetos, mas à pouca disponibilidade de verba, é analisada a relação entre pedidos e recomendações, tomando como exemplificação a avaliação realizada pelo Subcomitê da área de Linguística, no período 2016-2019. São apresentados ainda os investimentos em outras áreas do conhecimento, com o intuito de realizar uma leitura comparada do fomento científico na Grande Área de Ciências Humanas, Sociais e Sociais Aplicadas, bem como com áreas selecionadas em outras Grandes Áreas do Conhecimento. Por fim, busca-se apresentar uma Agenda que conjugue as demandas individuais dos pesquisadores com as estratégias coletivas das comunidades e associações científicas para o avanço do fomento científico em Letras e Linguística no CNPq.

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Biografia do Autor

Arquimedes Belo Paiva, Universidade Estadual de Campinas, Programa de Pós-graduação em Política Científica e Tecnológica, Campinas, SP, Brasil.

Pós-doutor em Política Científica e Tecnológica pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Doutor em Ciências Sociais pelo Centro de Pesquisa e Pós-Graduação sobre as Américas da Universidade de Brasília (CEPPAC/UnB) com período sanduíche na Facultad Latinoamericana de Ciencias Sociales (FLACSO México), Mestre em Sociologia pela Universidade de Brasília e Bacharel e Licenciado em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Foi Coordenador do Programa de Pesquisa em Ciências Humanas e Sociais do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e Assessor Técnico da antiga Diretoria de Engenharias, Ciências Exatas, Humanas e Sociais (DEHS/CNPq) e, atualmente, exerce a função de Gerente de Plataformas e Serviços Digitais junto à Diretoria de Análise de Resultados e Soluções Digitais (DASD/CNPq) do CNPq. Integrante da Rede Brasileira de Pesquisadores Latino-americanistas e Caribeanistas (Rede BLAC) e da Canadian Association for Latin American and Caribbean Studies (CALACS). Membro do Comitê Consultivo Scielo Brasil (2021-2022) e Avaliador da Revista de Estudos e Pesquisas sobre as Américas (REPAM/UnB). Atuou ainda como sociólogo do Ministério das Cidades (2006-2012) - desempenhando as funções de Assessor Técnico e Coordenador Nacional de Prevenção e Mediação de Conflitos Fundiários Urbanos - e professor universitário (2006-2014) em diversas instituições particulares de ensino superior no Distrito Federal. Tem experiência nas grandes áreas de Ciências Humanas e Ciências Sociais Aplicadas, com ênfase nas subáreas de Política Científica e Tecnológica; Estudos em Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) e Sociologia Urbana.

Referências

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Publicado

2025-08-06

Como Citar

Massini-Cagliari, G., & Paiva, A. B. (2025). A evolução dos indicadores de fomento científico em Letras e Linguística no CNPq (2009-2019): Diagnóstico de uma década de financiamento, com destaque para a análise das recomendações na subárea de Linguística no período 2016-2019. Revista Da Anpoll, 56, e2010. https://doi.org/10.18309/ranpoll.v56.2010

Edição

Seção

Dossiê: Ciência, Tecnologia e Inovação na Linguística e na Literatura