Letramentos acadêmicos de estudantes surdas: uma proposta para o trabalho com o gênero Resenha
DOI:
https://doi.org/10.18309/ranpoll.v55.1971Palavras-chave:
Letramentos Acadêmicos, Pesquisa-ação., Graduandos surdosResumo
O presente estudo tem como objetivo investigar a influência das estratégias didáticas fundamentadas no modelo dos letramentos acadêmicos na proficiência em leitura e escrita de alunas surdas matriculadas nos cursos de Letras Libras e Letras Português da Universidade Federal do Piauí. Nossa abordagem teórica repousa principalmente sobre os fundamentos do modelo de letramentos acadêmicos (Lea; Street, 2014 [2006]) e as propostas de Navarro (2020). A pesquisa adotou metodologia qualitativa-interpretativa, implementando uma pesquisa-ação que consistiu na realização de uma oficina de escrita acadêmica voltada para surdos/as. Os resultados apresentados nesta pesquisa decorrem de coleta de dados provenientes de três informantes surdas, sendo duas discentes do curso de Letras Libras e uma discente do curso de Letras Português. As ações empreendidas demonstraram: i) a importância de compreender o percurso educacional das alunas surdas, a fim de identificar as dimensões e estratégias que empregam na construção de textos acadêmicos; ii) a participação ativa das alunas na avaliação e reflexão sobre o próprio trabalho; iii) a necessidade de uma maior validação da Libras nas práticas acadêmicas, bem como a criação de mais oportunidades e espaços de participação para os graduandos surdos, que ultrapassam os limites da sala de aula.
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