TECNOLOGIA DIGITAL E AGÊNCIA: RESSIGNIFICANDO A TAREFA DA ESCRITA ESCOLAR

Autores

  • Júlio Araújo Universidade Federal do Ceará
  • Messias Dieb Universidade Federal do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.18309/anp.v1i37.771

Palavras-chave:

Escrita, Tecnologia digital, Agência, Letramentos, Relação com o saber

Resumo

Os conceitos de agência, letramentos e relação com o saber iluminam a análise das relações que estudantes de uma escola situada em zona periférica de Fortaleza têm construído com a tarefa da escrita envolvendo as tecnologias digitais. Os resultados mostram que, pelo exercício da escrita de tirinhas em ferramentas digitais, como a Pixton, esses sujeitos se movimentam no ambiente estruturante da escola e nele tentam obter suas conquistas, tanto pessoais como coletivas, auxiliados pelos recursos que tais tecnologias oferecem.

 

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Biografia do Autor

Júlio Araújo, Universidade Federal do Ceará

Possui Graduação em Letras Vernáculas pela Universidade Federal do Acre; Especialização em Educação pela Faculdade de Educação de Cacoal; Mestrado em Linguística pela Universidade Federal do Ceará; Doutorado em Linguística pela Universidade Federal do Ceará. Pós-Doutor em Estudos Linguísticos pela UFMG. Atua na área de Linguística Aplicada em interface com Pragmática, Linguística Textual e as Teorias Críticas do Discurso.

Messias Dieb, Universidade Federal do Ceará

Possui Graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual Vale do Acaraú; Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Ceará; Doutorado em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará. Atualmente é professor na Universidade Federal do Ceará.

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Publicado

2014-12-19

Como Citar

Araújo, J., & Dieb, M. (2014). TECNOLOGIA DIGITAL E AGÊNCIA: RESSIGNIFICANDO A TAREFA DA ESCRITA ESCOLAR. Revista Da Anpoll, 1(37), 37–55. https://doi.org/10.18309/anp.v1i37.771