Sociolinguistics WG and teaching

the scenario of 35 years of achievements and challenges

Authors

DOI:

https://doi.org/10.18309/ranpoll.v52iesp.1589

Keywords:

Sociolinguistics, Education, Pedagogy of Linguistic Variation, Historical Survey

Abstract

This paper shows the tradition of the Working Group of Sociolinguistics within the scope of ANPOLL (Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Letras e Linguística) with regard to the axis Sociolinguistics and teaching. The researchers´ contributions embody three areas: (i) the construction of a scenario, with a historical survey of events and publications throughout its lifetime; (ii) the highlighting of achievements concerning especially advances related to the foundations of Educational Sociolinguistics as well as the development of a Pedagogy of Linguistic Variation; and (iii) challenges faced to by several research projects. The achieved results trace the contributions of Sociolinguistics to the treatment of linguistic diversity in the educational area, bringing together the knowledge produced in the university environment and in the school context.

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Author Biographies

Stella Maris Bortoni-Ricardo, Universidade de Brasília, Brasília, Distrito Federal, Brasil

É professora titular aposentada de Linguística da Universidade de Brasília, onde atuou na Faculdade de Educação (graduação e pós-graduação) e no Doutorado em Linguística. Foi Diretora do Instituto de Letras – UnB e Coordenadora de Pós-Graduação de Linguística e de Educação. É formada em Letras Português e Inglês pela PUC-Goiás (1968), tendo cursado o primeiro ano no Lake Erie College, em Ohio, US; tem Mestrado em Linguística pela Universidade de Brasília (1977) e Doutorado em Linguística pela Universidade de Lancaster (1983). Fez estágio de Pós-Doutorado na Universidade da Pensilvânia (1990) com os professores William Labov e Frederick Erickson, e foi bolsista Fulbright na Universidade do Texas em Austin (1978-1979). Orientou 99 dissertações de Mestrado e 58 teses de Doutorado além de estágios de Pós-Doutorado.Tem experiência na área de Sociolinguística, com ênfase em Educação e Linguística, atuando principalmente nos seguintes temas: letramento e formação de professores, educação em língua materna, alfabetização e etnografia de sala de aula. Publicou 27 livros autorais ou organizados, 60 capítulos de livros e 35 artigos em periódicos, além de outros textos. Publica seus livros principalmente pela Parábola Editorial, pela Editora Contexto e pela Mercado de Letras (e na Inglaterra pela Cambridge). Seus livros mais recentes podem ser acessados em www.stellabortoni.com.br.

Joyce Elaine de Almeida Baronas , Universidade Estadual de Londrina, Londrina, Paraná, Brasil

É graduada em Letras pela Universidade Estadual de Londrina (1989). Mestre em Letras pela Universidade Estadual de Londrina (1996). Doutora em Linguística e Língua Portuguesa pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2005). Pós-doutora em Linguística pela Universidade de Brasília (2014). Atualmente, é professora associada da Universidade Estadual de Londrina. Atua na Graduação, na Pós-Graduação Lato Sensu e na Pós-Graduação Stricto Sensu. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Sociolinguística Educacional. Atualmente é uma das editoras da revista Signum: Estudos da Linguagem.

Silvia Rodrigues Vieira, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil

É professora-pesquisadora da Faculdade de Letras da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Mestre e doutora pela mesma instituição, pesquisadora-bolsista CNPq, atua no Programa de Pós-graduação em Letras Vernáculas e no Mestrado Profissional em Letras (Profletras). Coordenadora de projetos de pesquisa nacional e internacional, sua produção bibliográfica conta com diversos artigos em periódicos, capítulos e organização de livros, dentre os quais se destacam Ensino de gramática: descrição e uso (Contexto, 2007), Ensino de Português e Sociolinguística (Contexto, 2014), Gramática, variação e ensino: diagnose e propostas pedagógicas (Editora Blucher, 2018) e Variação, gêneros textuais e ensino de Português: da norma culta à norma-padrão (Letras UFRJ, 2019). Atua principalmente nas áreas de Sociolinguística, sobretudo no que se refere à variação morfossintática, Descrição de variedades do Português e Ensino de gramática.

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Published

2021-09-27

How to Cite

Bortoni-Ricardo, S. M., Baronas , J. E. de A., & Vieira, S. R. (2021). Sociolinguistics WG and teaching: the scenario of 35 years of achievements and challenges. Revista Da Anpoll, 52(esp), 138–156. https://doi.org/10.18309/ranpoll.v52iesp.1589

Issue

Section

GT de Sociolinguística, 35 anos depois: reflexões e cenários