Critical literacy and social agency

an analysis on learners’ transforming practices in a language extension course

Authors

DOI:

https://doi.org/10.18309/ranpoll.v52i2.1549

Keywords:

Critical Literacy, Transforming Practice, Multiliteracies, English Language Education, University Extension

Abstract

Upon the understanding of Applied Linguistics as an indisciplinary field of inquiry that aims to create intelligibility regarding language-centered social problems (MOITA LOPES, 2006), this article introduces a pedagogical instrument, a Critical Multiliteracies Thematic Project, as a means to develop learners’ critical social agency. The nature of this educational project derives from the pedagogy of critical sociointeractional literacy (TILIO, 2021, 2020, 2019, 2015), whose understanding of language teaching permeates notions of citizenship that defy hegemonic discourses by prompting the analysis of themes and language, and the adoption of a constant critical stance. As the pedagogical project in focus situates its practices through alternative Brazilian female voices, students of an extension English course are led to respond to the multiple discourses on gender-imbricated matters that dwells their social horizons (VOLÓCHINOV, 2017 [1929]). Hence, by investigating the dialogue established between the project and a student, this article intends to contribute to the production of knowledge on social life. In order to do so, we selected a task that integrates the project and a multimodal digital text produced by a student in response to the project. We close off the article by framing the relevance of ethically committed language education in promoting learners’ transforming practices.

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Author Biographies

Rogério Tílio, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil

Possui Doutorado em Letras (Estudos da Linguagem - PUC-Rio, 2006), Mestrado em Linguística Aplicada (Interação e Discurso - UFRJ, 2001), Especialização em Língua Inglesa (PUC-Rio, 1998), Licenciatura em Língua Inglesa (Universidade Santa Úrsula, 1995) e Bacharelado em Ciências Econômicas (UERJ, 1994). É Professor Associado da Faculdade de Letras da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), atuando no Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Linguística Aplicada e no setor de Língua Inglesa. É Coordenador dos cursos de Letras: Português-Inglês e Letras: Português-Alemão, bacharelado e licenciatura. Tem experiência como coordenador de Inglês do PIBID (CAPES) e do programa Idiomas sem Fronteiras (CAPES/SESu-MEC). Foi membro da Diretoria da Associação de Linguística Aplicada do Brasil (ALAB) de 2012 a 2019. É autor de livros didáticos para o ensino de inglês como língua estrangeira e seus interesses de pesquisa incluem: avaliação e produção de material didático, (multi)letramentos e letramento crítico, ensino de línguas e formação de professores.

Thaís Sampaio, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil

Possui graduação em Gestão Ambiental pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (2013) e bacharelado em Letras Português/Inglês na Universidade Federal do Rio de Janeiro (2020). Atualmente, é mestranda em Linguística Aplicada na linha de pesquisa de Discurso e Letramentos do PIPGLA da UFRJ. Foi professora-bolsista CAPES do Programa Idiomas sem Fronteiras entre 2017 e 2019. Foi monitora-colaboradora no projeto de extensão Curso de Línguas Aberto à Comunidade da UFRJ entre 2017 e 2020. Em 2019, atuou como professora-assistente de Portugês como Língua Estrangeira na University of Ottawa (Canadá) pelo programa Letras Sem Fronteiras (parceria do Ministério da Educação com a Languages Canada). Foi bolsista CNPq em um projeto de iniciação científica sobre Inglês para fins específicos vinculado ao IFRJ, colaborando na produção de um livro didático de inglês para defensores de direitos humanos, em parceria com a Frontline Defenders (Irlanda). Faz parte do grupo de pesquisa Núcleo de Estudos em Letramentos e Livros Didáticos (NELLID). Tem interesse na área de Linguística Aplicada, com ênfase em multiletramentos, letramento crítico, letramentos acadêmicos e livro didático.

Gabriel Martins, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil

Licenciado em Letras Português-Inglês pela Faculdade de Letras da Universidade Federal do Rio de Janeiro (2016-2020) e mestrando do Programa Interdisciplinar de Pós-Graduação em Linguística Aplicada (PIPGLA - UFRJ). Atuou como professor-bolsista CAPES no Programa Idiomas sem Fronteiras (NucLi UFRJ) entre 2018 e 2019. Suas atividades recentes incluem: ensino de inglês para fins gerais no projeto de extensão CLAC UFRJ (Cursos de Línguas Abertos à Comunidade) (2017-2020); ensino de EAP (inglês para fins acadêmicos) no âmbito do Idioma sem Fronteiras; e produção de pesquisas em Linguística Aplicada, sob orientação do Prof. Dr. Rogério Tilio (UFRJ). Suas investigações incluem pedagogia de multiletramentos, letramento(s) crítico(s) e avaliação processual no ensino de inglês como língua adicional. É membro do grupo de estudos NELLID (Núcleo de Estudos de Letramentos e Livro Didático), coordenado por Rogério Tilio. Atualmente, tem interesse em análise e produção de material didáticos, com foco na área de EAP.

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Published

2021-11-18

How to Cite

Tílio, R., Sampaio, T., & Martins, G. (2021). Critical literacy and social agency: an analysis on learners’ transforming practices in a language extension course. Revista Da Anpoll, 52(2), 90–120. https://doi.org/10.18309/ranpoll.v52i2.1549