Teachers as protagonists in the production of games

dynamic aspects and action protocol

Authors

DOI:

https://doi.org/10.18309/ranpoll.v52i2.1537

Keywords:

Scientific Education, Educational Material, Grammar, Teacher Education

Abstract

This article brings results from the first stage of implementation of a research project on science education for Portuguese classes as mother tongue. We characterize the work carried out as participatory research (BRANDÃO; STRECK, 2006; SILVA, 2010), responsible for the involvement of elementary school teachers as producers of specialized knowledge, in partnership with university representatives. This methodological perspective characterizes the type of emancipatory work characteristic of the scientific education approach developed in Applied Linguistics (SILVA, 2021a; 2020; 2019). We describe the collaborative process of outlining dynamic aspects that characterize digital didactic games (RIBEIRO, 2021). The identified aspects were narrative, challenge, self-explanation, movement and multimodality. The latter was broken down into image, orality, writing and sound effect. These aspects are responsible for ensuring the quality and effectiveness desired by the project team in game production. We also provide a dynamic protocol that can contribute to the production and analysis of educational games.

Downloads

Author Biographies

Michael Araujo Ribeiro, Universidade Federal do Tocantins, Palmas, Tocantins, Brasil

É licenciado em Pedagogia e mestre em Letras pela Universidade Federal do Tocantins (UFT), onde atua na área de Processos Administrativos Disciplinares. É membro do grupo de pesquisa Práticas de Linguagem (PLES), Rapper e Diretor Financeiro na Associação Portuense de Hip Hop no Tocantins (APH2T)

Wagner Rodrigues SILVA, Universidade Federal do Tocantins, Palmas, Tocantins, Brasil

Possui Licenciatura Plena em Letras (Língua Portuguesa e Inglesa) pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), mestrado, doutorado em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), e pós-doutorado em Linguística Aplicada pela The Hong Kong Polytechnic University (PolyU) e pela Aswan University (Egito). Durante o curso de graduação, foi bolsista de Iniciação Científica (CNPq/PIBIC) por três anos. É professor Associado IV da Universidade Federal do Tocantins - UFT, docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Letras: Ensino de Língua e Literatura (Mestrado e Doutorado Acadêmico, no Câmpus de Araguaína, e do Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGLetras), no Câmpus de Porto Nacional. Foi docente do Mestrado Profissional em Letras (ProfLetras), na Universidade Federal do Tocantins (UFT). Leciona disciplinas na área de linguagem na Licenciatura em Pedagogia, no Câmpus de Palmas. É bolsista de produtividade do CNPq (PQ 1D). É representante regional (Regiões Centro-Oeste e Norte do Brasil) da comissão gestora da Associação de Linguística Sistêmico-Funcional da América Latina (2017-2020/2020-2023). Tem experiência na área de Linguística Aplicada, atuando principalmente nos Estudos do Letramento, compreendendo os seguintes conteúdos: ensino de gramática, gêneros textuais, alfabetização, material didático,currículo, práticas de escrita, práticas de leitura, formação de professores e educação científica. Coordenou o Programa de Pós-Graduação em Letras: Ensino de Língua e Literatura (Mestrado e Doutorado) durante quatro anos. Foi membro da Diretoria (2016-2017) e do Conselho Consultivo (2018-2019) da Associação de Linguística Aplicada do Brasil - ALAB. É membro da Associação Brasileira de Linguística Aplicada (ALAB), da Associação Brasileira de Linguística (ABRALIN) e do Grupo de Trabalho Formação de Educadores na Linguística Aplicada (ANPOLL).

References

BARBOSA, V. S.; ARAÚJO, A. D.; ARAGÃO, C. O. Multimodalidade e multiletramentos: análise de atividades de leitura em meio digital. Revista Brasileira de Linguística Aplicada, Belo Horizonte, v. 16, n. 4, p. 623-650, 2016.

BRANDÃO, C. R. A pesquisa participante e a participação da pesquisa: um olhar entre tempos e espaços a partir da América Latina. In: BRANDÃO, C. R.; STRECK, D. R. (org.) Pesquisa participante: a partilha do saber. Aparecida: Ideias e Letras, 2006. p. 21-54.

BRANDÃO, C. R.; STRECK, D. R. (org.) Pesquisa participante: a partilha do saber. Aparecida: Ideias e Letras, 2006.

CERQUEIRA, M. S. Atividade versus exercício: concepções teóricas e a prática da produção textual no ensino de língua portuguesa. Trabalhos em Linguística Aplicada, Campinas, v. 49, n. 1, p. 129-143, 2010. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0103-18132010000100010. Acesso em: 05 jun. 2021.

CHASSOT, A. Educação consciência. Santa Cruz do Sul: EDUNISC, 2003.

DEMO, P. Aprender como autor. São Paulo: Atlas, 2015.

GEE, J. P. What video games have to teach us about learning and literacy. New York: Palgrave MacMillan, 2003.

HALLIDAY, M. A. K.; MATTHIESSEN, C. M. I. M. An introduction to functional grammar. 3. ed. Londres: Arnold, 2014.

HASAN, R. Literacy, everyday talk and society. In: HASAN, R.; WILLIANS, G. (org.) Literacy in society. New York: Longman, 1996. p. 377-424.

KRESS, G; VAN LEEUWEN, T. Reading Images: the grammar of visual design. Oxford: Press, 1996.

LEFFA, V. J.; PINTO, C. M. Aprendizagem como vício: o uso dos games na sala de aula. (Con)Textos Linguísticos, Vitória, v.8, n.10, p. 358-378, 2014.

PRENSKY, M. Aprendizagem baseada em jogos digitais. São Paulo: Editora Senac, 2012.

RIBEIRO, M. A. Produção de jogos didáticos digitais para conscientização gramatical: aspectos dinâmicos e protocolos de atuação. 2021. Dissertação de Mestrado (Mestrado em Letras) – UFT, Porto Nacional, 2021.

SILVA, W. R. Letramento ou literacia? Ameaças da cientificidade. In: SILVA, W. R. (org.). Contribuições sociais da Linguística Aplicada: uma homenagem a Inês Signorini. Campinas: Pontes Editores, 2021a. p. 111-162.

SILVA, W. R. Por uma Linguística Aplicada arrojada. In: SILVA, W. R. (org.). Contribuições sociais da Linguística Aplicada: uma homenagem a Inês Signorini. Campinas: Pontes Editores, 2021b. p. 17-30.

SILVA, W. R. Educação científica como estratégia pedagógica e investigativa de resistência. Trabalhos em Linguística Aplicada, Campinas, v. 59, n. 3, p.2278-2308, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.1590/01031813829221620201106. Acesso em: 04 mar. 2021.

SILVA, W. R. Educação científica como estratégia pedagógica para formação de professoras. Veredas, Juiz de Fora, v. 23, n. 2, p. 144-161, 2019. Disponível em: https://doi.org/10.34019/1982-2243.2019.v23.29504. Acesso em: 05 jun. 2021.

SILVA, W. R. Considerações sobre contexto de cultura na Linguística Sistêmico-Funcional. In: XVII Congresso Internacional da Associação de Linguística e Filologia da América Latina - ALFAL, 2014, João Pessoa. Estudos Linguísticos e Filológicos. João Pessoa: Idéia, 2014. p. 1991-2003. Disponível em: https://mundoalfal.org/CDAnaisXVII/trabalhos/R0054-1.pdf. Acesso em: 11 jun. 2021.

SILVA, W. R. Estudo da gramática no texto: demandas para o ensino e a formação do professor de língua materna. Maringá: Eduem, 2011.

SILVA, W. R. Empoderamento de participantes de pesquisa em Linguística Aplicada. Raído, Dourados, v. 4, n. 8, p. 119-139, 2010. Disponível em: https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/1382. Acesso em: 15 out. 2021.

SILVA, W. R.; ESPINDOLA, E. Afinal, o que é gênero textual na linguística sistêmico-funcional. Revista da Anpoll, Florianópolis, v. 1, n. 34, p. 259-307, 2013. Disponível em: https://doi.org/10.18309/anp.v1i34.672. Acesso em: 15 out. 2021.

SILVA, W. R.; SANTOS, J. S.; FARAH, B. F. Sustentabilidade e letramento do professor em formação inicial: demandas para atividades de ensino e de pesquisa. In: GONÇALVES, A. V.; BUIN, E.; CONCEIÇÃO, R. I. S. (org.). Ensino de Língua Portuguesa para contemporaneidade: escrita, leitura e formação docente. Campinas: Pontes Editores, 2016. p. 85-109.

THOMPSON, G. Introducing Functional Grammar. 3. ed. London: Routledge, 2014.

VEEN, W; VRAKKING, B. Homo Zappiens: educando na era digital. Porto Alegre: Artmed, 2009.

Published

2021-11-18

How to Cite

Araujo Ribeiro, M., & SILVA, W. R. . (2021). Teachers as protagonists in the production of games: dynamic aspects and action protocol. Revista Da Anpoll, 52(2), 62–89. https://doi.org/10.18309/ranpoll.v52i2.1537