Professores como protagonistas na produção de jogo

aspectos dinâmicos e protocolo de atuação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18309/ranpoll.v52i2.1537

Palavras-chave:

Educação Científica, Material Didático, Gramática, Formação de Professor

Resumo

Este artigo traz resultados da primeira etapa de implementação de um projeto de pesquisa sobre educação científica para aulas de Português como língua materna. Caracterizamos o trabalho realizado como uma pesquisa participante (BRANDÃO; STRECK, 2006; SILVA, 2010), responsável pelo envolvimento de professores da escola básica como produtores de conhecimento especializado, em parceria com representantes da universidade. Essa perspectiva metodológica caracteriza o tipo de trabalho emancipatório característico da abordagem da educação científica, desenvolvida na Linguística Aplicada (SILVA, 2021a; 2020; 2019). Descrevemos o processo colaborativo de delineamento de aspectos dinâmicos caracterizadores de jogos didáticos digitais (RIBEIRO, 2021). Os aspectos identificados foram narrativa, desafio, autoexplicação, movimento e multimodalidade. Esse último foi desdobrado em imagem, oralidade, escrita e efeito sonoro. Esses aspectos são responsáveis pela garantia da qualidade e eficácia desejadas pela equipe do projeto na produção de jogos. Disponibilizamos ainda um protocolo de dinamização que poderá contribuir para a produção e análise de jogos didáticos.

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Biografia do Autor

Michael Araujo Ribeiro, Universidade Federal do Tocantins, Palmas, Tocantins, Brasil

É licenciado em Pedagogia e mestre em Letras pela Universidade Federal do Tocantins (UFT), onde atua na área de Processos Administrativos Disciplinares. É membro do grupo de pesquisa Práticas de Linguagem (PLES), Rapper e Diretor Financeiro na Associação Portuense de Hip Hop no Tocantins (APH2T)

Wagner Rodrigues Silva, Universidade Federal do Tocantins, Palmas, Tocantins, Brasil

Possui Licenciatura Plena em Letras (Língua Portuguesa e Inglesa) pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), mestrado, doutorado em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), e pós-doutorado em Linguística Aplicada pela The Hong Kong Polytechnic University (PolyU) e pela Aswan University (Egito). Durante o curso de graduação, foi bolsista de Iniciação Científica (CNPq/PIBIC) por três anos. É professor Associado IV da Universidade Federal do Tocantins - UFT, docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Letras: Ensino de Língua e Literatura (Mestrado e Doutorado Acadêmico, no Câmpus de Araguaína, e do Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGLetras), no Câmpus de Porto Nacional. Foi docente do Mestrado Profissional em Letras (ProfLetras), na Universidade Federal do Tocantins (UFT). Leciona disciplinas na área de linguagem na Licenciatura em Pedagogia, no Câmpus de Palmas. É bolsista de produtividade do CNPq (PQ 1D). É representante regional (Regiões Centro-Oeste e Norte do Brasil) da comissão gestora da Associação de Linguística Sistêmico-Funcional da América Latina (2017-2020/2020-2023). Tem experiência na área de Linguística Aplicada, atuando principalmente nos Estudos do Letramento, compreendendo os seguintes conteúdos: ensino de gramática, gêneros textuais, alfabetização, material didático,currículo, práticas de escrita, práticas de leitura, formação de professores e educação científica. Coordenou o Programa de Pós-Graduação em Letras: Ensino de Língua e Literatura (Mestrado e Doutorado) durante quatro anos. Foi membro da Diretoria (2016-2017) e do Conselho Consultivo (2018-2019) da Associação de Linguística Aplicada do Brasil - ALAB. É membro da Associação Brasileira de Linguística Aplicada (ALAB), da Associação Brasileira de Linguística (ABRALIN) e do Grupo de Trabalho Formação de Educadores na Linguística Aplicada (ANPOLL).

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Publicado

2021-11-18

Como Citar

Araujo Ribeiro, M., & SILVA, W. R. . (2021). Professores como protagonistas na produção de jogo: aspectos dinâmicos e protocolo de atuação. Revista Da Anpoll, 52(2), 62–89. https://doi.org/10.18309/ranpoll.v52i2.1537