Explorando a literatura no ensino de inglês:

como a experiencia do clube do livro promove envolvimento pessoal

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18309/ranpoll.v52i1.1529

Palavras-chave:

Envolvimento Pessoal, Fruição da Arte, Ensino de Literatura, Ensino de Inglês, Clube de Leitura

Resumo

Com o propósito de investigar se um clube de leitura cria espaços para que estudantes experenciarem envolvimento pessoal através da fruição da arte, essa pesquisa discute a experiência do clube de leitura do livro “Wonder” em um grupo de 19 estudantes de Inglês no nível intermediário pré-avançado. Os dados foram coletados através de 6 respostas pessoais de cada estudante; então, uma análise quantitativa tipos de processos de Halliday (2004) e uma categorização qualitativa concluíram que eles tinham demonstrado envolvimento pessoal com o romance através das suas escolhas léxico-gramaticais. Como resultado, em 71% das respostas, estudantes se expressaram por funções cognitivas verbais e mentais, compartilhando crenças pessoais e pontos de vistas que detinham enquanto interagiam com o romance. Tais respostas demonstraram como as relações com os contextos históricos socioculturais do estudante conduz ao envolvimento pessoal com um texto literário. Com isso, foi possível concluir que ao aprender uma língua através da leitura, a literatura se torna um ponto chave para ativar o processo de fruição da arte e encaminhar para um processo único e significativo.

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Biografia do Autor

Henrique de Paiva Soares, Universidade Estadual de Londrina, Londrina, Paraná, Brasil

Henrique de Paiva Soares é mestrando em Estudos Literários pela Universidade Estadual de Londrina (UEL) pesquisando as relações de comunidades híbridas entre o humano e o não-humano na literatura indígena Abenaki de Cheryl Savageau. Possui licenciatura plena em Letras Inglês (2020) pela mesma universidade onde, durante o curso, participou como professor-bolsista no projeto de extensão Idiomas sem Fronteiras - NucLi UEL (2017-2019). Após isso, foi premiado pelo programa Emerging Leaders in the Americas Program (DFTAD-ELAP 2019) onde concluiu a terceira série da licenciatura na Memorial University of Newfoundland (St Johns - Canadá) com enfoque acadêmico em Literatura Britânica Pós-Moderna e Literatura Oral.

Denise Ismênia Bossa Grassano Ortenzi, Universidade Estadual de Londrina, Londrina, Paraná, Brasil

Denise I. B. Grassano Ortenzi é professora adjunta da Universidade Estadual de Londrina, atuando na graduação em Letras Inglês e no Programa de Pós-Graduação em Letras Estrangeiras Modernas - Mestrado Profissional.  Possui doutorado pelo Programa de Pós-graduação em Estudos da Linguagem da UEL e Mestrado em Linguística Aplicada pela UNICAMP. Tem experiência na área de Linguística Aplicada, com ênfase em Formação de Professores de Línguas.  Lidera o grupo de pesquisa Linguagens, Tecnologias e Educação e desenvolve atividades de pesquisa e extensão em formação de professores e novas tecnologias em sistemas de atividade educacionais.

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Publicado

2021-05-31

Como Citar

de Paiva Soares, H., & Grassano Ortenzi, D. I. B. (2021). Explorando a literatura no ensino de inglês:: como a experiencia do clube do livro promove envolvimento pessoal. Revista Da Anpoll, 52(1), 71–93. https://doi.org/10.18309/ranpoll.v52i1.1529

Edição

Seção

Estudos Linguísticos (2021)