Explorando a literatura no ensino de inglês:
como a experiencia do clube do livro promove envolvimento pessoal
DOI:
https://doi.org/10.18309/ranpoll.v52i1.1529Palavras-chave:
Envolvimento Pessoal, Fruição da Arte, Ensino de Literatura, Ensino de Inglês, Clube de LeituraResumo
Com o propósito de investigar se um clube de leitura cria espaços para que estudantes experenciarem envolvimento pessoal através da fruição da arte, essa pesquisa discute a experiência do clube de leitura do livro “Wonder” em um grupo de 19 estudantes de Inglês no nível intermediário pré-avançado. Os dados foram coletados através de 6 respostas pessoais de cada estudante; então, uma análise quantitativa tipos de processos de Halliday (2004) e uma categorização qualitativa concluíram que eles tinham demonstrado envolvimento pessoal com o romance através das suas escolhas léxico-gramaticais. Como resultado, em 71% das respostas, estudantes se expressaram por funções cognitivas verbais e mentais, compartilhando crenças pessoais e pontos de vistas que detinham enquanto interagiam com o romance. Tais respostas demonstraram como as relações com os contextos históricos socioculturais do estudante conduz ao envolvimento pessoal com um texto literário. Com isso, foi possível concluir que ao aprender uma língua através da leitura, a literatura se torna um ponto chave para ativar o processo de fruição da arte e encaminhar para um processo único e significativo.
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