Desafios metodológicos à Linguística de Corpus em aquisição da linguagem no português brasileiro
DOI:
https://doi.org/10.18309/ranpoll.v52i1.1499Palavras-chave:
Linguística de corpus, Aquisição do PB, Desafios metodológicos, Extensão Média de EnunciadosResumo
Discutirei os desafios metodológicos para a organização de três corpora de uma criança aos 20 meses e 21 dias, 22 meses e 20 dias e 26 meses e 8 dias, ao adquirir o PB. Utilizo a metodologia de Brown (1973) quando levantou os corpora de Adam, Eve e Sarah, empregando o cálculo de Extensão Média de Enunciados, EME (MLU) e de Limite Máximo de Enunciados (Upper Bound), cujas regras são descritas. Os resultados são confrontados com dezenove relatos de Brown (1973, p. 66) referentes à aquisição de línguas diferentes, inclusive, não indo-europeias. Explicam-se os critérios para seleção dos enunciados dos corpora para depreender as gramáticas emergentes. O total dos enunciados da criança em transcrição fonética foi de 5530, o dos adultos, transcritos canonicamente, quando dirigidos à criança, foi de 5664. As gravações, transcrições fonéticas, glosas, análise morfológica (linha mor) e léxicos, estão disponíveis na Plataforma CHILDES, o maior banco mundial de dados sobre aquisição da linguagem. Abordo os desafios metodológicos, inclusos os enfrentados pelos pesquisadores que trabalham com aquisição do PB, advindos das novas tecnologias, em especial, as assumidas pela Plataforma CHILDES que adota na linha Mor (análise morfossintática) as mesmas medidas explicadas no artigo.
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