“UMA BATIDA ESTRANHA” NO FACEBOOK: O PROGRAMA DE MOBILIDADE ACADÊMICA INTERNACIONAL EM DISCURSO
DOI:
https://doi.org/10.18309/anp.v1i42.945Palavras-chave:
Mobilidade Acadêmica Internacional, Perspectiva dialógica, Facebook, InterculturalidadeResumo
Este artigo tem como objetivo compreender os sentidos do Programa de Mobilidade Acadêmica Internacional, a partir do discurso de alunos de um curso de graduação de uma universidade federal brasileira que realizaram intercâmbio em Portugal. A análise, tomando, como caso particular, enunciados postados na rede social Facebook, é ancorada na perspectiva dialógica do discurso, que tem nos estudos de Bakhtin e o Círculo sua principal filiação teórica. A mobilização da noção de interculturalidade se dá pelas contribuições de Homi Bhabha e Terry Egleton. Os resultados apontam a experiência do intercâmbio como um exercício de alteridade e enunciação, que se inscreve, inegavelmente, no campo da discursividade. O estudo também chama a atenção para o uso da rede social Facebook como meio de interlocução, mediado por diferentes formas de leitura e escrita, o que o torna um fértil campo de investigação da linguagem e seu funcionamento em diferentes esferas de atividade.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 License.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os trabalhos publicados na Revista da Anpoll são licenciados sob os termos da licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. Assim, os/as autores/as ou terceiros podem copiar e redistribuir o material licenciado em qualquer suporte ou formato, e remixar, transformar, ou criar a partir do material desde que sejam dados os devidos créditos ao trabalho original. Ressalta-se que a redistribuição, transformação ou criação, de iniciativa de dos/as autores/as ou de terceiros, deve mencionar a precedência de sua publicação neste periódico, citando-se o volume, número e data desta publicação.