Saúde, Trabalho Docente e Pós-Graduação no Brasil, 1980-2017
DOI:
https://doi.org/10.18309/anp.v1i51.1314Palavras-chave:
Saúde e Pós-Graduação, Trabalho e Pós-graduaçãoResumo
O objetivo é discutir a relação entre adoecimento de professores universitários e trabalho na pós-graduação. Primeiro, examino as relações de trabalho em instituições de ensino superior privadas e públicas para identificar distinções nos processos de adoecimento que estejam associados à realidade das atividades de docência nas universidades. Em seguida, examino o crescimento da pós-graduação no Brasil, numa série histórica de meio século, e a dinâmica de criação da CAPES. Neste item, rastreio o estabelecimento de diretrizes estruturais na CAPES baseadas num tipo de avaliação aferida por produtividade que é irradiada também para espaços de trabalho da graduação, levando até lá práticas competitivas e trabalho intensificado. O texto está sustentado nesta hipótese.Downloads
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