Letramento(s): Conceitos de Trabalho no Ensino
DOI:
https://doi.org/10.18309/anp.v1i49.1302Palavras-chave:
Letramento, Conceito de Trabalho, Descorporificação, Ensino, TecnologiaResumo
Em Courtine e Vigarello (2009), são tematizados os modos, tecnologicamente informados, de tipificar o corpo do imputável a partir do século XIX. Desse processo, destaco o seu final, em que o efeito dessa tipificação culmina no controle dos corpos. Contrapondo vacuidade e densidade dos corpos, este trabalho assume como tarefa a indagação sobre como, na escola, se dá a descorporificação dos conceitos (conteúdos curriculares) e sobre como evitá-la. De uma perspectiva discursiva em Linguística Aplicada, a reflexão central introduz, ao tratar do(s) letramento(s), a noção de conceito de trabalho (STREET, 2009) para estabelecer o diálogo entre o objeto de ensino, o professor e o aluno, diálogo, portanto, entre os três participantes fundamentais da prática didático-pedagógica. A novidade em relação à noção de conceito de trabalho é a sua proposição como o espaço ótimo para se estabelecer um novo modo de produzir conhecimento, em que a transdisciplinaridade (SIGNORINI, 1998) se ocupa menos das disciplinas do que da produção dos objetos de reflexão no acontecimento da relação entre disciplinas.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os trabalhos publicados na Revista da Anpoll são licenciados sob os termos da licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. Assim, os/as autores/as ou terceiros podem copiar e redistribuir o material licenciado em qualquer suporte ou formato, e remixar, transformar, ou criar a partir do material desde que sejam dados os devidos créditos ao trabalho original. Ressalta-se que a redistribuição, transformação ou criação, de iniciativa de dos/as autores/as ou de terceiros, deve mencionar a precedência de sua publicação neste periódico, citando-se o volume, número e data desta publicação.