Deslocamento para a esquerda de argumento interno nas línguas Guaikurú

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18309/anp.v1i46.1074

Palavras-chave:

Assimetrias de pessoa, Deslocamento sintático, Línguas indígenas da América do Sul

Resumo

Várias línguas indígenas da América do Sul contam com o deslocamento para a esquerda de um argumento interno.  Este deslocamento ocorre com argumentos de primeira ou segunda pessoa ou quando há saliência focal do objeto. Abordo o fenômeno nas línguas Guaikurú, faladas ente o Brasil, Argentina e Paraguai, e defendo que o argumento deslocado é movido para um especificador de TP.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Filomena Sandalo, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, São Paulo

Doutorado em Lingüística pela Universidade de Pittsburgh e pós-doutorado pelo Massachusetts Institute of Technology. Atualmente é Professora Associada MS 5.3 no Departamento de Linguística do IEL/UNICAMP. Foi coordenadora de graduação em Linguística de 2007 a 2010 e coordenadora associada da graduação em Linguística de 2012 a 2014. É atualmente coordenadora associada do curso de Fonoaudiologia da UNICAMP. Tem experiência na área de lingüística gerativa, com ênfase em fonologia, morfologia e sintaxe. Atua nas áreas de descrição, documentação e análise de línguas indígenas brasileiras e de línguas românicas. Pesquisas recentes incluem harmonia vocálica, hierarquia de pessoa, clíticos, plurais irregulares, diminutivos, língua de classificadores numerais.

Downloads

Publicado

2018-10-01

Como Citar

Sandalo, F. (2018). Deslocamento para a esquerda de argumento interno nas línguas Guaikurú. Revista Da Anpoll, 1(46), 112–122. https://doi.org/10.18309/anp.v1i46.1074

Edição

Seção

Edição Especial comemorativa dos 30 anos do Grupo de Trabalho de Teoria da Gramática da Anpoll