Representações dos papeis de mãe e filha em três narrativas de escritoras gaúchas
DOI:
https://doi.org/10.18309/ranpoll.v55.1983Keywords:
escritoras gaúchas, escrita de mulheres, maternidadeAbstract
O presente texto tem por objetivo desenvolver a temática da maternidade, a partir da representação das personagens que desempenham os papeis de mães e de filhas em três narrativas de escritoras gaúchas. O corpus prevê as narrativas Uma Duas, de Eliane Brum, Controle, de Natalia Polesso, e A ponta do silêncio, de Valesca de Assis, e o referencial teórico conta com os estudos de Simone de Beauvoir, em O segundo sexo. A pesquisa desenvolve como as mães Maria Lúcia, Sonia e Marga apenas defendem a vida das filhas e as possibilidades de suas emancipações, e como as filhas Laura, Nanda e Vívian não entendem por que tanta renúncia. Em comum, todas são mulheres que vivem suas vidas numa condição imposta por outrem, seja pela sociedade, seja pelas suas limitações. Em suma, a maternidade é um compromisso, como defende Beauvoir, e nas narrativas destacadas essa responsabilidade também nutre sentimentos como culpa e medo.
Downloads
References
ASSIS, Valesca de. A ponta do silêncio. Porto Alegre: BesouroBox, 2016.
BEAUVOIR, Simone. O segundo sexo. Tradução Sérgio Milliet. 2ª ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2009.
BRUM, Eliane. Uma Duas. São Paulo: Laya, 2011. Formato E-pub.
POLESSO, Natalia Borges. Controle. São Paulo: Companhia das Letras, 2019.
WOOLF, Virginia. Mulheres e ficção. Tradução de Leonardo Fróes. São Paulo: Penguin Classics Companhia das Letras, 2019.
WOOLF, Virginia. Profissões para mulheres e outros ensaios. Tradução e organização por Wagner Schadeck. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2021.
WOOLF, V. Um teto todo seu. São Paulo: Círculo do Livro/Editora Nova Fronteira, 1994.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2024 Revista da Anpoll

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os trabalhos publicados na Revista da Anpoll são licenciados sob os termos da licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. Assim, os/as autores/as ou terceiros podem copiar e redistribuir o material licenciado em qualquer suporte ou formato, e remixar, transformar, ou criar a partir do material desde que sejam dados os devidos créditos ao trabalho original. Ressalta-se que a redistribuição, transformação ou criação, de iniciativa de dos/as autores/as ou de terceiros, deve mencionar a precedência de sua publicação neste periódico, citando-se o volume, número e data desta publicação.