The web class from the perspective of multimodality: an analysis of a digital Spanish class for distance teaching

Authors

DOI:

https://doi.org/10.18309/anp.v51i2.1385

Keywords:

Multimodality, Web class, Teacher Training

Abstract

The objective of this paper is to analyze how multimodality occurs in a web class based on two models: one from the perspective of Social Semiotics, GeM (BATEMAN, 2013) and the other from the field of Educational Psychology (MÜLLER et al., 2013) about the classification of multimodality degrees in learning objects. The object of analysis was a web class produced for Teachers Education Graduation course in the Spanish Language in online modality. The descriptive and qualitative analysis reveals that there is the predominance of the verbal mode over the other semiotic modes, even with the affordances of the media in which it is available, not integrating the potential of semiotic resources into the material that can promote a more meaningful learning in a distance education situation or even in person.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Antônia Dilamar Araújo, Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, Ceará,

Possui doutorado em Letras (Língua Inglesa, área de concentração Linguística Aplicada) pela Universidade Federal de Santa Catarina (1996) e Mestrado em Língua Inglesa e Literatura Correspondente na mesma universidade (1983). Graduada em Letras-Inglês pela Universidade Federal do Piauí (1976). Realizou estágio de doutorado sanduíche na University of Liverpool (1993). Desenvolveu pesquisa de Pós-doutoramento com o Dr. Charles Bazerman, na Universidade da Califórnia, Santa Bárbara (UCSB) no período de 2006-2007. Foi coordenadora do Programa de pós-graduação em Linguística Aplicada da UECE (2004-2006). Atualmente é professora Titular em Linguística Aplicada da Universidade Estadual do Ceará. Tem experiência na área de Lingüística Aplicada com ênfase no ensino de língua inglesa, escrita acadêmica e gêneros textuais. É vice-coordenadora do grupo de pesquisa LEV - Leitura e escrita: Do verbal ao Visual, cadastrado no diretório do CNPq. Seus interesses de pesquisa são principalmente: ensino de línguas estrangeiras, análise de gênero textuais/discursivos, avaliação de materiais didáticos impressos e online e multimodalidade.

Paulo Henrique Moura Lopes, Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, Ceará,

Professor efetivo de Língua Espanhola do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (Campus Macau). Mestre em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual do Ceará e atualmente doutorando pela mesma instituição. Membro do GPLEER - Grupo de Pesquisa Literatura: Estudo, Ensino e Releitura do Mundo, coordenado pela professora Cleudene Aragão de Oliveira. Realiza pesquisas sobre Letramento Literário para o ensino e formação de professores em língua espanhola.

Maria Áurea Albuquerque Sousa, Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, Ceará,

Possui graduação em Letras Habilitação Português/Inglês pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (1993) e Mestrado em Lingüística Aplicada pela Universidade Estadual do Ceará (2006). Atualmente cursa Doutorado no Programa de Pós Graduação em Linguística Aplicada da Universidade Estadual do Ceará (2018). Professora efetiva da Secretaria de Educação do Pará, atuando como formadora no Centro de Informática em Educação (NTE BELEM). Interesse de pesquisas e estudos na área de formação de professores e tecnologias educacionais, multimodalidade e multiletramentos.

Published

2020-09-09

How to Cite

Araújo, A. D., Moura Lopes, P. H., & Albuquerque Sousa, M. Áurea. (2020). The web class from the perspective of multimodality: an analysis of a digital Spanish class for distance teaching. Revista Da Anpoll, 51(2), 175–186. https://doi.org/10.18309/anp.v51i2.1385