Competência transcultural e novos letramentos: a necessidade incontornável do pensamento crítico

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18309/anp.v1i49.1306

Palavras-chave:

Os três Rs, Mundo em Processo de Encolhimento, Novos Letramentos, Globalização, Letramento Crítico

Resumo

Este artigo chama a atenção para a importância do novos letramentos em contraste com o letramento antigo, centrado nos "três Rs". Além disso, argumenta contra a crença de que se trata apenas uma atualização do antigo e defende que as circunstâncias em processo de mudança forçaram um repensar completo do que significa ser letrado num novo mundo emergente, no qual a velha ordem está desmoronando rapidamente e novas formas de comunicação estão sendo criadas em um ritmo impressionante. É preciso levar em conta o contexto mais amplo do mundo em que vivemos hoje e a necessidade urgente de ir além de nossos estreitos interesses paroquiais, enfrentar os desafios apresentados por um mundo cada vez menor e o papel de diferentes nações como responsáveis pelo nosso destino comum. O artigo também alerta contra os perigos das fake news e do uso constante das mídias sociais para espalhar a desinformação, além da necessidade urgente de se investir em programas de letramento com uma postura crítica. Argumenta, ainda, que, como professores, devemos nos concentrar em incentivar nossos alunos a procurar significados ocultos nos textos e nos processos, ajudando-os a aprender a ler nas entrelinhas, ao invés de simplesmente se ater ao sentido literal do que está impresso.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Kanavillil Rajagopalan, Universidade de Campinas, Campinas, São Paulo Brasil

Kanavillil Rajagopalan (?Rajan?) é Professor Titular (aposentado-colaborador) na área de Semântica e Pragmática das Línguas Naturais da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e pesquisador 1-A do Cnpq. Participa em programas de pós-graduação na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) e da Universidade Federal de Tocantins (UFT - Campus de Porto Nacional). Ele nasceu na Índia, onde obteve B.A. em Literatura Inglesa (Universidade de Kerala), M.A. em Literatura Inglesa (Universidade de Delhi) e M.A. em Lingüística (Universidade de Delhi). Fez Diploma em Lingüística Aplicada na Universidade de Edimburgo, Escócia. É Doutor em Lingüística Aplicada (PUC-SP) e Pós-Doutor em Filosofia da Linguagem (Universidade da Califórnia, Berkeley, EUA). Já publicou 6 livros: Por uma Lingüística Crítica (Parábola, 2003), A Lingüística que Nos Faz Falhar (em parceria, Parábola, 2004), Políticas em Linguagem: Perspectivas Identitárias (em parceria, Editora da Mackenzie, 2005) e Applied Linguistics in Latin America (John Benjamins, 2006), Nova Pragmática: Fases e Feições de um Fazer (Parábola, 2010),Um Mapa da Crítica nos Estudos da Linguagem e do Discurso (em parceria, Editora Pontes, 2016) e colaborou com Yves Lacoste na publicação da edição brasileira do livro A Geopolítica do Inglês (Parábola, 2005) e publicou mais de 600 textos (artigos em revistas nacionais e internacionais, resenhas, resumos, capítulos de livros, prefácios, apresentações e textos em anais de congressos). Contribuiu verbetes/capítulos para enciclopédias como Encyclopaedia of Pragmatics (Elsevier, 1998), Encyclopedia of Sociolinguistics (Elsevier, 2001), Handbook of Applied Linguistics (Blackwell, 2003), Fitzroy-Dearborn Encyclopedia of Linguistics (Chicago, 2004), Key Thinkers in Linguistics and the Philosophy of Language (Edinburgh University Press, 2005), Handbook of World Englishes (Blackwell, 2006), Encyclopedia of Language and Linguistics (Elsevier, 2006), World Englishes - Critical Concepts in Linguistics (Routledge, 2006), Encyclopedia of Language and Education (Springer, 2008), Key Ideas in Linguistics and the Philosophy of Language (Edinburgh University Press, 2009), Language in Life, A Life in Language -- A Festschrift for Jacob Mey" (Emerald Group, 2009), Language and Politics (Routledge, 2010), Brazil Today: An Encyclopedia of Life in the Republic (Greenwood Press, 2012), Encyclopedia of Applied Linguistics (Wiley-Blackwell, 2012,) e The TESOL Encyclopedia of English Language Teaching (Wiley, 2018). Desde 1996, atua como um dos editores da revista DELTA. Em 2015, foi nomeado um dos editores da revista WORD (Nova Iorque) Em dezembro de 2006, recebeu o Prêmio de Reconhecimento Acadêmico "Zeferino Vaz."

Downloads

Publicado

2019-09-30

Como Citar

Rajagopalan, K. (2019). Competência transcultural e novos letramentos: a necessidade incontornável do pensamento crítico. Revista Da Anpoll, 1(49), 119–127. https://doi.org/10.18309/anp.v1i49.1306

Edição

Seção

Letramento e Transdisciplinaridade