Competência transcultural e novos letramentos: a necessidade incontornável do pensamento crítico
DOI:
https://doi.org/10.18309/anp.v1i49.1306Palavras-chave:
Os três Rs, Mundo em Processo de Encolhimento, Novos Letramentos, Globalização, Letramento CríticoResumo
Este artigo chama a atenção para a importância do novos letramentos em contraste com o letramento antigo, centrado nos "três Rs". Além disso, argumenta contra a crença de que se trata apenas uma atualização do antigo e defende que as circunstâncias em processo de mudança forçaram um repensar completo do que significa ser letrado num novo mundo emergente, no qual a velha ordem está desmoronando rapidamente e novas formas de comunicação estão sendo criadas em um ritmo impressionante. É preciso levar em conta o contexto mais amplo do mundo em que vivemos hoje e a necessidade urgente de ir além de nossos estreitos interesses paroquiais, enfrentar os desafios apresentados por um mundo cada vez menor e o papel de diferentes nações como responsáveis pelo nosso destino comum. O artigo também alerta contra os perigos das fake news e do uso constante das mídias sociais para espalhar a desinformação, além da necessidade urgente de se investir em programas de letramento com uma postura crítica. Argumenta, ainda, que, como professores, devemos nos concentrar em incentivar nossos alunos a procurar significados ocultos nos textos e nos processos, ajudando-os a aprender a ler nas entrelinhas, ao invés de simplesmente se ater ao sentido literal do que está impresso.
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