O “Discurso de Outrem” em Bakhtin e o Círculo: por uma Compreensão Responsiva do Texto

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18309/anp.v51i1.1252

Palavras-chave:

Bakhtin, Dialogismo, Compreensão Responsiva

Resumo

Este artigo apresenta as contribuições de os estudos bakhtinianos para a compreensão responsiva do enunciado/texto. Examinamos as marcas linguístico-discursivas responsáveis pela presença do discurso de outrem em comentários discentes produzidos em e-fóruns acadêmicos em um curso na modalidade de ensino a distância. Consideramos esse discurso como o responsável pelas formas de transmissão e recepção de sentidos produzidos no/para a construção do enunciado/texto dos alunos em e-fóruns. Analisamos quatro comentários discentes produzidos, como respostas a temáticas nos e-fóruns em um componente curricular direcionado para o ensino de língua portuguesa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Telma Cristina Gomes Da Silva, Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, Paraíba

Doutora em Linguística (PROLING/UFPB), Mestre em Letras (PPGL/UFPB) e Licenciatura em Letras (DLCV/UFPB). Pós-doutora em Letras (UAL/UFCG). Professora Tutora do DHP/CE/UFPB. Pesquisadora do Grupo de Estudo sobre Hipertexto Arquivos Eletrônicos e Tecnologia Educacional - GEHAETE - da Universidade Federal da Paraíba. 

Downloads

Publicado

2020-05-08

Como Citar

Gomes Da Silva, T. C. (2020). O “Discurso de Outrem” em Bakhtin e o Círculo: por uma Compreensão Responsiva do Texto. Revista Da Anpoll, 51(1), 48–58. https://doi.org/10.18309/anp.v51i1.1252

Edição

Seção

Estudos Linguísticos (2020)