Processes of Neologism Formation on Instagram

Authors

DOI:

https://doi.org/10.18309/anp.v51i1.1230

Keywords:

Morphology, Word Formation, Neologism

Abstract

This paper aims to study neologism formation processes available on digital media Instagram, in 2017, from the words sabadar, pleníssimo, estranhice, carnistas, contatinho, pré-nada, baile, stalker, stalkeio e meme. We based on theoretical assumptions of Portuguese morphology and we checked possible record of these selected words in the dictionaries Houaiss (2009), Aurélio (FERREIRA, 2009), and Michaelis (2017), besides acceptance of the language community. As a result of our research, neologisms produced by suffix derivation process were the most productive cases.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Mirella De Souza Balestero, Universidade Estadual Paulista, Araraquara, São Paulo

É doutoranda em Linguística e Língua Portuguesa pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (FCLar-UNESP). É mestre em Linguística e Língua Portuguesa pela mesma universidade. Possui graduação em Linguística pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Atualmente desenvolve pesquisas em Linguística, com ênfase em Estudos do Léxico - Terminologia e Terminografia - e em Revisão de Textos. É membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Terminologia (GETerm), da Universidade Federal de São Carlos e do Núcleo Interinstitucional de Linguística Computacional (NILC/ICMC-USP).

Camila Bordonal Clempi, Universidade Estadual Paulista, Araraquara, São Paulo

É doutoranda em Linguística e Língua Portuguesa pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP) - Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara (FCLAr) e mestre em Linguística e Língua Portuguesa pela mesma instituição. É graduada em Letras (Português/Inglês) pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM). Atualmente desenvolve pesquisas em Linguística, com ênfase em Sociolinguística, e é membro do Núcleo de Pesquisas em Sociolinguística de Araraquara (SOLAr).

Daniel Soares Da Costa, Universidade Estadual Paulista, Araraquara, São Paulo

É doutor em Linguística e Língua Portuguesa e professor do Departamento de Linguística da Faculdade de Ciências e Letras da UNESP de Araraquara. Atualmente, desenvolve pesquisas nas áreas de Fonologia e Morfologia, com ênfase na interface entre essas duas áreas, a Morfofonologia; e também na área de Neologia, investigando a criação de palavras novas em letras de músicas brasileiras, nos seus diversos estilos. Também possui formação em Música, com especialidade em Violão Erudito, tendo desenvolvido, em seu doutoramento, uma metodologia que une Música e Linguística no estudo da prosódia de línguas.

Published

2020-05-08

How to Cite

De Souza Balestero, M., Bordonal Clempi, C., & Soares Da Costa, D. (2020). Processes of Neologism Formation on Instagram. Revista Da Anpoll, 51(1), 83–95. https://doi.org/10.18309/anp.v51i1.1230

Issue

Section

Estudos Linguísticos (2020)