Aspectos morfofonológicos nos paradigmas dos pronomes fortes e fracos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18309/anp.v1i46.1084

Palavras-chave:

Pronomes fortes, Pronomes fracos, Concordância, Homofonia, Aquisição

Resumo

Considerando que os traços-j podem vir realizados nos pronomes fortes e nos tipos de pronomes fracos (pronomes livres, clíticos ou flexão de concordância), este trabalho propõe que a possibilidade de homofonia (rima) entre eles pode levar à elipse dos pronomes livres fracos, gerando o fenômeno do chamado sujeito nulo pro, e que é na morfofonologia que a criança se pauta para determinar o tipo de língua que ela está aprendendo. Esta proposta embasará a análise do Português Brasileiro com respeito ao Parâmetro do Sujeito Nulo. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mary Aizawa Kato, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, São Paulo

Possui graduação em Letras pela Universidade de São Paulo (1957), mestrado em Estudos Linguísticos e Literários em Inglês pela Universidade de São Paulo (1969), doutorado em Lingüística Aplicada e Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1972). e pós-doutorado Fulbright na Universidade de Harvard. Outros pós-doutorados: na UCLA, na USC, na U. de Maryland e na NYU. Atualmente é professor titular aposentado - Universide Estadual de Campinas, onde é ainda professor colaborador voluntário. Tem experiência na área de Lingüística, atuando principalmente nos seguintes temas: português brasileiro e português europeu, sintaxe, aquisição e mudança linguística. Foi a fundadora da Revista DELTA, onde ainda faz parte da Comissão Executiva. Orientou 28 doutores e 40 mestres em linguística. Foi pesquisadora I-A do CNPq por quase 30 anos.

Downloads

Publicado

2018-10-01

Como Citar

Kato, M. A. (2018). Aspectos morfofonológicos nos paradigmas dos pronomes fortes e fracos. Revista Da Anpoll, 1(46), 142–155. https://doi.org/10.18309/anp.v1i46.1084

Edição

Seção

Edição Especial comemorativa dos 30 anos do Grupo de Trabalho de Teoria da Gramática da Anpoll