PRÁTICAS (TRANS)COMUNICATIVAS CONTEMPORÂNEAS: UMA DISCUSSÃO SOBRE DOIS CONCEITOS FUNDAMENTAIS
DOI:
https://doi.org/10.18309/anp.v1i40.1014Keywords:
Concepções de língua(gem), Globalização, Práticas Transidiomáticas, Translinguagem, Language conceptions, Globalization, Transidiomatic Practices, TranslanguagingAbstract
O objetivo deste artigo é apresentar e problematizar dois conceitos considerados pertinentes para a compreensão das práticas comunicativas contemporâneas, considerando-se os efeitos dos processos de globalização. Desta forma, são abordadas as concepções de práticas transidiomáticas e translinguagem, com especial ênfase em suas motivações epistemológicas; seus escopos de abrangência empírica, ilustradas com exemplos de práticas comunicativas geradas em cenários de complexidade; bem como as possíveis convergências e divergências entre essas concepções. Argumentamos pela validade destas concepções que, em complementaridade, possibilitam maior acuidade na compreensão de práticas comunicativas híbridas, complexas e criativas na realidade linguística contemporânea.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 License.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Os trabalhos publicados na Revista da Anpoll são licenciados sob os termos da licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. Assim, os/as autores/as ou terceiros podem copiar e redistribuir o material licenciado em qualquer suporte ou formato, e remixar, transformar, ou criar a partir do material desde que sejam dados os devidos créditos ao trabalho original. Ressalta-se que a redistribuição, transformação ou criação, de iniciativa de dos/as autores/as ou de terceiros, deve mencionar a precedência de sua publicação neste periódico, citando-se o volume, número e data desta publicação.