SOBRE A DIVISÃO SOCIAL DA LEITURA EM INFOGRÁFICOS IMPRESSOS

Autores

  • Silvia Regina Nunes Professora da Universidade do Estado de Mato Grosso

DOI:

https://doi.org/10.18309/anp.v1i37.778

Palavras-chave:

Discurso, Infografia, Divisão social, Leitura

Resumo

O objetivo deste artigo é compreender, através da análise do discurso jornalístico, como se constituem práticas de leitura contemporâneas sobre a infografia. Sob a noção de práticas de leituras contemporâneas encontram-se os modos de ler diferentes materiais que funcionam numa imbricação significante, tais como a imagem, o som, o vídeo, os gráficos, etc. O estudo se ancora na análise de discurso materialista e o procedimento analítico privilegia o batimento entre a descrição e a interpretação de recortes discursivos.  Como resultado, compreende-se a constituição de uma divisão social do trabalho da leitura, que atesta o efeito autoritário do discurso jornalístico, bem como a produção de efeitos de literalidade e consenso para a linguagem.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Silvia Regina Nunes, Professora da Universidade do Estado de Mato Grosso

Doutora em Lingüística pela UNICAMP. Professora adjunta da Educação Superior da Universidade do Estado de Mato Grosso – UNEMAT.

Downloads

Publicado

2014-12-19

Como Citar

Nunes, S. R. (2014). SOBRE A DIVISÃO SOCIAL DA LEITURA EM INFOGRÁFICOS IMPRESSOS. Revista Da Anpoll, 1(37), 165–179. https://doi.org/10.18309/anp.v1i37.778