A OCORRÊNCIA HOMONÍMICA COMO FENÔMENO QUE INTERFERE NO PROCESSO DE CRIAÇÃO EM MANUSCRITOS ESCOLARES

Autores

  • Maria Hozanete Alves de Lima Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Eduardo Calil Universidade Federal de Alagoas

DOI:

https://doi.org/10.18309/anp.v1i37.775

Palavras-chave:

Escola, Produção textual, Criatividade, Escreventes novatos, Autoria

Resumo

Este trabalho discute a ocorrência homonímica como um dos fenômenos que pode interferir em processos de criação de narrativas ficcionais em ambiente escolar. Analisamos o diálogo e o manuscrito escolar estabelecido por uma dupla de alunas recém alfabetizadas. A partir do campo teórico delineado pela Genética Textual, indicamos como este fenômeno pode ser reconhecido pelas escreventes novatas e, a partir de suas “escutas”, colocá-las em posição de scriptor.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Hozanete Alves de Lima, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Possui Graduação em Letras pela Universidade Federal da Paraíba e Doutorado em Letras e Lingüística pela Universidade Federal de Alagoas. Atualmente é professora da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Eduardo Calil, Universidade Federal de Alagoas

Possui Graduação em Artes Cênicas pela Universidade de São Paulo; Mestrado em Educação pela Universidade de São Paulo; Doutorado em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas; e Pós-Doutorado em Linguística pela Université de Paris X e pelo Centre National de La Recherche Scientifique, CNRS.

Downloads

Publicado

2014-12-19

Como Citar

Lima, M. H. A. de, & Calil, E. (2014). A OCORRÊNCIA HOMONÍMICA COMO FENÔMENO QUE INTERFERE NO PROCESSO DE CRIAÇÃO EM MANUSCRITOS ESCOLARES. Revista Da Anpoll, 1(37), 120–133. https://doi.org/10.18309/anp.v1i37.775