A OCORRÊNCIA HOMONÍMICA COMO FENÔMENO QUE INTERFERE NO PROCESSO DE CRIAÇÃO EM MANUSCRITOS ESCOLARES

Autores

  • Maria Hozanete Alves de Lima Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Eduardo Calil Universidade Federal de Alagoas

DOI:

https://doi.org/10.18309/anp.v1i37.775

Palavras-chave:

Escola, Produção textual, Criatividade, Escreventes novatos, Autoria

Resumo

Este trabalho discute a ocorrência homonímica como um dos fenômenos que pode interferir em processos de criação de narrativas ficcionais em ambiente escolar. Analisamos o diálogo e o manuscrito escolar estabelecido por uma dupla de alunas recém alfabetizadas. A partir do campo teórico delineado pela Genética Textual, indicamos como este fenômeno pode ser reconhecido pelas escreventes novatas e, a partir de suas “escutas”, colocá-las em posição de scriptor.

 

Downloads

Biografia do Autor

Maria Hozanete Alves de Lima, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Possui Graduação em Letras pela Universidade Federal da Paraíba e Doutorado em Letras e Lingüística pela Universidade Federal de Alagoas. Atualmente é professora da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Eduardo Calil, Universidade Federal de Alagoas

Possui Graduação em Artes Cênicas pela Universidade de São Paulo; Mestrado em Educação pela Universidade de São Paulo; Doutorado em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas; e Pós-Doutorado em Linguística pela Université de Paris X e pelo Centre National de La Recherche Scientifique, CNRS.

Downloads

Publicado

2014-12-19

Como Citar

Lima, M. H. A. de, & Calil, E. (2014). A OCORRÊNCIA HOMONÍMICA COMO FENÔMENO QUE INTERFERE NO PROCESSO DE CRIAÇÃO EM MANUSCRITOS ESCOLARES. Revista Da Anpoll, 1(37), 120–133. https://doi.org/10.18309/anp.v1i37.775