Representações dos papeis de mãe e filha em três narrativas de escritoras gaúchas
DOI:
https://doi.org/10.18309/ranpoll.v55.1983Palavras-chave:
escritoras gaúchas, escrita de mulheres, maternidadeResumo
O presente texto tem por objetivo desenvolver a temática da maternidade, a partir da representação das personagens que desempenham os papeis de mães e de filhas em três narrativas de escritoras gaúchas. O corpus prevê as narrativas Uma Duas, de Eliane Brum, Controle, de Natalia Polesso, e A ponta do silêncio, de Valesca de Assis, e o referencial teórico conta com os estudos de Simone de Beauvoir, em O segundo sexo. A pesquisa desenvolve como as mães Maria Lúcia, Sonia e Marga apenas defendem a vida das filhas e as possibilidades de suas emancipações, e como as filhas Laura, Nanda e Vívian não entendem por que tanta renúncia. Em comum, todas são mulheres que vivem suas vidas numa condição imposta por outrem, seja pela sociedade, seja pelas suas limitações. Em suma, a maternidade é um compromisso, como defende Beauvoir, e nas narrativas destacadas essa responsabilidade também nutre sentimentos como culpa e medo.
Downloads
Referências
ASSIS, Valesca de. A ponta do silêncio. Porto Alegre: BesouroBox, 2016.
BEAUVOIR, Simone. O segundo sexo. Tradução Sérgio Milliet. 2ª ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2009.
BRUM, Eliane. Uma Duas. São Paulo: Laya, 2011. Formato E-pub.
POLESSO, Natalia Borges. Controle. São Paulo: Companhia das Letras, 2019.
WOOLF, Virginia. Mulheres e ficção. Tradução de Leonardo Fróes. São Paulo: Penguin Classics Companhia das Letras, 2019.
WOOLF, Virginia. Profissões para mulheres e outros ensaios. Tradução e organização por Wagner Schadeck. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2021.
WOOLF, V. Um teto todo seu. São Paulo: Círculo do Livro/Editora Nova Fronteira, 1994.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista da Anpoll

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os trabalhos publicados na Revista da Anpoll são licenciados sob os termos da licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. Assim, os/as autores/as ou terceiros podem copiar e redistribuir o material licenciado em qualquer suporte ou formato, e remixar, transformar, ou criar a partir do material desde que sejam dados os devidos créditos ao trabalho original. Ressalta-se que a redistribuição, transformação ou criação, de iniciativa de dos/as autores/as ou de terceiros, deve mencionar a precedência de sua publicação neste periódico, citando-se o volume, número e data desta publicação.