O discurso das estatísticas de alfabetização

biopolítica no gerenciamento do risco do analfabetismo infantil provocado pela pandemia de Covid-19

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18309/ranpoll.v53i2.1790

Palavras-chave:

Alfabetização, Analfabetismo, Estatísticas, Biopolítica, Estudos foucaultianos

Resumo

O problema da alfabetização das crianças brasileiras atravessa décadas de discussões e encontra-se acentuado após quase dois anos de ensino remoto, decorrente da pandemia de Covid-19. Diante deste cenário, o presente texto objetiva analisar como as estatísticas de alfabetização produzem discursivamente uma noção de risco relacionada à aprendizagem da população infantil, tendo o período de pandemia como agravante. Metodologicamente, utiliza-se da análise do discurso de inspiração foucaultiana. A empiria é composta pelos seguintes documentos, analisados na qualidade de monumentos: 1) Nota Técnica “Impactos da pandemia na alfabetização de crianças” (TODOS PELA EDUCAÇÃO, 2021) e 2) Resumo Executivo do relatório “O estado da crise global da educação: um caminho para a recuperação” (UNESCO; UNICEF; BANCO MUNDIAL, 2021). A partir dos conceitos de biopoder e biopolítica, discute-se a relação poder-saber posta em funcionamento pelas estatísticas para o governo da população. As análises do material empírico visibilizam o risco do analfabetismo infantil atrelado a quatro fatores: 1) fatores socioeconômicos; 2) fatores de gênero; 3) fatores raciais e 4) Projeção do risco.

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Biografia do Autor

Dhietelly Almeida Santos, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil

Graduanda em Pedagogia (UFRGS).

Renata Sperrhake, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil

Doutora em Educação (UFRGS).

Camila Alves de Melo, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil

Mestra em Educação (UFRGS).

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Publicado

2022-09-06

Como Citar

Almeida Santos, D., Sperrhake, R., & Alves de Melo, C. (2022). O discurso das estatísticas de alfabetização: biopolítica no gerenciamento do risco do analfabetismo infantil provocado pela pandemia de Covid-19. Revista Da Anpoll, 53(2), 366–385. https://doi.org/10.18309/ranpoll.v53i2.1790

Edição

Seção

Por uma análise foucaultiana dos discursos