Linguística Aplicada e a produção de saberes sobre a vida social contemporânea

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18309/ranpoll.v52i2.1643

Palavras-chave:

Apresentação, Revista da Anpoll, Linguística Aplicada

Resumo

Apresentação do número regular temático da Revista da Anpoll.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Claudiana Nogueira de Alencar , Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, Ceará, Brasil

Possui licenciatura em Letras pela Universidade Estadual do Ceará, mestrado e doutorado em Linguística pela Unicamp e pós-doutorado em Semântica/Pragmática também pela Unicamp. Atuou como professora visitante na Universidade de Oxford (2020) e pesquisadora visitante na Universidade de Birmingham -UK (2002-2003; 2019-2020). Coordena o Programa "Viva a Palavra: circuito de linguagem, paz e resistência da juventude negra da periferia de Fortaleza. Pesquisa as performances, gramáticas culturais e jogos de linguagem na arte e na cultura de coletivos culturais juvenis da periferia, por meio das práticas dos saraus, das mediações de leitura, das vivências cenopoéticas, das bibliotecas livres e da escrita de mulheres na literatura marginal-periférica, com ênfase nas gramáticas de resistência feminina das poetas negras da periferia. Publicou o livro "Linguagem e medo da morte: uma introdução à Linguística Integracionista" (2009) pela EdUECE e Nova Pragmática: modos de fazer (2014), organização em co-autoria pela Cortez. Atualmente é professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada da UECE, orientando pesquisas em Pragmática Cultural e Estudos Críticos da Linguagem". Também atua como professora e pesquisadora do Mestrado Acadêmico Intercampi em Educação e Ensino (MAIE) da UECE, orientando trabalhos em Educação Popular, Pedagogia Crítica e Decolonial, Aprendizagem Cooperativa e Letramentos Literários, na linha de pesquisa "Trabalho, Educação e Movimentos Sociais". Foi coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada da UECE (2010-2013), tendo coordenado o projeto e a implantação do Doutorado em Linguística Aplicada. Foi coordenadora do GT "Práticas Identitárias em Lingüística Aplicada", da ANPOLL (2012- 2014) e Pró-Reitora de Extensão da Universidade Estadual do Ceará (2014-2016). Atualmente é presidente da Associação de Linguística Aplicada do Brasil -ALAB (Gestão 2020-2021- Fortalecer e Mobilizar).

Nukácia Meyre Silva Araújo, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, Ceará, Brasil

É graduada em Letras pela Universidade Estadual do Ceará (1992), mestre em Lingüística (1998) e doutora em Educação (2008) pela Universidade Federal do Ceará. É professora do Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada (PosLA), do Mestrado Profissional em Letras/UECE e do Curso de Letras da Universidade Estadual do Ceará (UECE). Foi Pró-reitora de Pós-graduação e Pesquisa da Universidade Estadual do Ceará de 2016 a 2021. Atuou como coordenadora do Mestrado Profissional em Letras/UECE de 2013 a 2016. Foi colaboradora na equipe da Diretoria de Educação a Distância do IFCE, nos cursos da Universidade Aberta do Brasil-UAB de 2007 a 2014. Tem experiência nas áreas de Linguística e Linguística Aplicada, com ênfase em Língua Portuguesa e atua principalmente com os seguintes temas: ensino de língua portuguesa, linguagem e novas tecnologias, educação a distância, formação de professores, elaboração de material didático. Desenvolve pesquisas na área de ensino e novas tecnologias, produção de recursos educacionais digitais (RED), curadoria digital em Linguística Aplicada. É autora de livros didáticos e de obras de literatura infantil. Em sua experiência administrativa, destacam-se também a Direção do Centro de Humanidades da UECE e Coordenação do Curso de Especialização em Ensino de Língua Portuguesa- CH/UECE. Consultora Ad-hoc FINEP CT-Infra/2013; Consultora Ad hoc da CAPES/2015/2017/2018. Tesoureira da ALAB (Associação de Linguística Aplicada do Brasil), biênio 2020-2021. Nome anterior no currículo: Nukácia Meyre Araújo de Almeida.

Downloads

Publicado

2021-11-18

Como Citar

de Alencar , C. N., & Araújo, N. M. S. (2021). Linguística Aplicada e a produção de saberes sobre a vida social contemporânea. Revista Da Anpoll, 52(2), 8–12. https://doi.org/10.18309/ranpoll.v52i2.1643