Questões teórico-metodológicas da Sociolinguística em interface com o Gerativismo e Funcionalismo linguísticos e o ensino de Língua Portuguesa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18309/ranpoll.v52iesp.1591

Palavras-chave:

Interfaces, Sociolinguística Paramétrica, Competição de Gramáticas, Sociofuncionalismo, Ensino

Resumo

Apresentamos neste artigo (i) um panorama das abordagens e dos estudos no GT de Sociolinguística da ANPOLL em interfaces entre a Teoria da Variação e Mudança e o Gerativismo e entre a Teoria da Variação e Mudança e o Funcionalismo (especialmente o de vertente norte-americana), bem como (ii) algumas dessas articulações para o ensino de português. No que diz respeito a questões teórico-metodológicas da interface com o gerativismo, mostramos que os estudos apresentam duas fases que não se sobrepõem, mas definem questões de pesquisa e abordagem da variação e mudança sob diferentes perspectivas analíticas: a Sociolinguística Paramétrica e a Competição de Gramáticas. Sobre a interface com o funcionalismo, mostramos que o tratamento teórico-metodológico teve sua fase inicial centrada em condicionadores funcionais de fenômenos variáveis, expandindo-se para uma fase de articulação entre Gramaticalização e Variação em diferentes níveis da gramática. Buscamos mostrar que os estudos em interface não só têm propiciado discussões sobre questões teórico-metodológicas no estudo da variação e mudança linguística, mas também têm trazido a público resultados de estudos sobre fenômenos morfossintáticos, sintáticos e discursivos do português que têm ganhado terreno nas discussões sobre ensino de língua.

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Biografia do Autor

Edair Maria Görski , Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil

É mestra (1985) e doutora (1994) em Linguística pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Atualmente é professora adjunta IV (aposentada/voluntária), atuando no Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal e Santa Catarina (UFSC), nas áreas de Sociolinguística e Dialetologia e Teoria Linguística. É integrante do Núcleo Interinstitucional de Pesquisa VARSUL. Campos de interesse: sociofuncionalismo, gramaticalização, variação e mudança linguística, significado social e estilístico, ensino.

Marco Antonio Rocha Martins, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil

É Professor Associado II do Departamento de Língua e Literatura Vernáculas da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e pesquisador PQ-2 do CNPq; Mestre (2005) e Doutor (2009) em Linguística pela UFSC com estágio de pós-doutoramento na Universität zu Köln/Alemanha (2019). Foi coordenador do Programa de Pós-Graduação em Linguística da UFSC (biênio 2016-2018), presidente do GELNE (biênios 2010-2012 e 2012-2014), vice-presidente da ABRALIN (biênio 2011-2013), coordenador do GT de Sociolinguística da ANPOLL (biênios 2010-2012 e 2012-2014) e Editor-Chefe da Revista do GELNE (2014-2017). Coordena desde 2017, com Izete Lehmkuhl Coelho e Paulo Osório, o Projeto História do Português brasileiro – da Europa até a América da Associação de Linguística e Filologia da América Latina ALFAL.

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Publicado

2021-09-27

Como Citar

Görski , E. M., & Martins, M. A. R. (2021). Questões teórico-metodológicas da Sociolinguística em interface com o Gerativismo e Funcionalismo linguísticos e o ensino de Língua Portuguesa. Revista Da Anpoll, 52(esp), 173–197. https://doi.org/10.18309/ranpoll.v52iesp.1591

Edição

Seção

GT de Sociolinguística, 35 anos depois: reflexões e cenários