Questões teórico-metodológicas da Sociolinguística em interface com o Gerativismo e Funcionalismo linguísticos e o ensino de Língua Portuguesa
DOI:
https://doi.org/10.18309/ranpoll.v52iesp.1591Palavras-chave:
Interfaces, Sociolinguística Paramétrica, Competição de Gramáticas, Sociofuncionalismo, EnsinoResumo
Apresentamos neste artigo (i) um panorama das abordagens e dos estudos no GT de Sociolinguística da ANPOLL em interfaces entre a Teoria da Variação e Mudança e o Gerativismo e entre a Teoria da Variação e Mudança e o Funcionalismo (especialmente o de vertente norte-americana), bem como (ii) algumas dessas articulações para o ensino de português. No que diz respeito a questões teórico-metodológicas da interface com o gerativismo, mostramos que os estudos apresentam duas fases que não se sobrepõem, mas definem questões de pesquisa e abordagem da variação e mudança sob diferentes perspectivas analíticas: a Sociolinguística Paramétrica e a Competição de Gramáticas. Sobre a interface com o funcionalismo, mostramos que o tratamento teórico-metodológico teve sua fase inicial centrada em condicionadores funcionais de fenômenos variáveis, expandindo-se para uma fase de articulação entre Gramaticalização e Variação em diferentes níveis da gramática. Buscamos mostrar que os estudos em interface não só têm propiciado discussões sobre questões teórico-metodológicas no estudo da variação e mudança linguística, mas também têm trazido a público resultados de estudos sobre fenômenos morfossintáticos, sintáticos e discursivos do português que têm ganhado terreno nas discussões sobre ensino de língua.
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