Estudos de contato no GT de Sociolinguística

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18309/ranpoll.v52iesp.1587

Palavras-chave:

Sociolinguística de Contato, Contato Linguístico, Multilinguismo, Plurilinguismo, Línguas em Situação Minoritária

Resumo

O presente artigo é parte do número especial sobre o Grupo de Trabalho (GT) de Sociolinguística da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Letras e Linguística (ANPOLL) ao longo de seus 35 anos de existência. Buscamos traçar aqui um perfil das pesquisas feitas na área do multi/plurilinguismo e do contato linguístico que vêm sendo reportadas no GT, tentando fazer uma rápida explanação teórica de pontos basilares bem como um resgate histórico de momentos e temas desse âmbito. O objetivo é dar visibilidade às pesquisas e discussões sobre os assuntos elencados (multi/plurilinguismo e contato linguístico) e suas temáticas afins (variação, mudança, identidade, políticas linguísticas etc.), as quais, atualmente, estão reunidas no assim denominado Eixo 2 do GT, intitulado “Contato, Variação e Identidade”. Assim, pretendemos traçar um perfil histórico do Eixo e contribuir na divulgação das pesquisas em sociolinguística feitas nos programas de pós-graduação de universidades brasileiras.

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Biografia do Autor

Mônica Maria Guimarães Savedra, Universidade Federal Fluminense, Niterói, Rio de Janeiro, Brasil

Possui doutorado em Linguística pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1994).  Realizou pesquisa de pós-doutorado na Universität Duisburg-Essen (2004) com bolsa do DAAD (Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico) Atualmente é professora da Universidade Federal Fluminense - UFF, onde desenvolve pesquisas e orienta na área de sociolinguística, com ênfase na área de contato linguístico, com especial atenção para línguas de imigração, no âmbito da temática de bilinguismo/bilingualidade, plurilinguismo/plurilingual idade e línguas pluricêntricas. Coordenou o PPG de Estudos de Linguagem da UFF de 2014 a 2018.  Foi coordenadora do GT de Sociolinguística da ANPOLL de 2006 a 2010. Coordenou um projeto PROBRAL com a Universität Duisburg-Essen, Alemanha no biênio 2006-2007 e  um PROBRAL II de cotutela doutoral em parceria com a Europa-Universität Viadrina,  Alemanha (2015-2018).  Desde 2013 coordena o Laboratório de Pesquisa em Contato Linguístico da UFF  (LABPEC UFF) e desde 2018 o projeto CAPES -Print-UFF  "Multilinguismo, Direitos linguísticos e Desigualdade Social". Participa da Cátedra Unesco para o Multilinguismo e atua na coordenação da comissão de línguas ameaçadas da ABRALIN desde 2020.  Mônica é Cientista do nosso estado (CNE) pela Fundação Carlos Chagas de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro-FAPERJ  e bolsista de produtividade do CNPq. 

Karen Pupp Spinassé, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil

É professora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) desde 2006, é doutora em Linguística Aplicada (especificamente Deutsch als Fremdsprache) pela Technische Universität Berlin e pós-doutora na área de Bilinguismo e Educação Bilíngue pela Universität Potsdam e pela Friedrich-Alexander-Universität Erlangen-Nürnberg. Atua no ensino de língua alemã e é pesquisadora das linhas de pesquisa de Linguística Aplicada, com foco na didática de ensino de línguas estrangeiras, e de Sociolinguística, com foco nas línguas minoritárias de imigração e nas políticas linguísticas em contexto escolar. É pesquisadora-fundadora do Centro de Estudos Europeus e Alemães (CDEA) e membro catedrático do Instituto Histórico de São Leopoldo (IHSL).

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Publicado

2021-09-27

Como Citar

Savedra, M. M. G., & Spinassé, K. P. (2021). Estudos de contato no GT de Sociolinguística. Revista Da Anpoll, 52(esp), 103–117. https://doi.org/10.18309/ranpoll.v52iesp.1587

Edição

Seção

GT de Sociolinguística, 35 anos depois: reflexões e cenários