Entre o acadêmico e o digital:
estratégias de navegação utilizadas por graduandos em Letras
DOI:
https://doi.org/10.18309/ranpoll.v52i1.1511Palavras-chave:
Letramento Acadêmico, Letramento Digital, NavegaçãoResumo
O presente trabalho objetiva analisar as estratégias utilizadas por graduandos em Letras da Universidade Federal do Piauí em seus percursos de navegação em ambiente de busca online para realizar tarefas acadêmicas. Os resultados aqui apresentados são fruto de pesquisa cuja coleta de dados de 20 informantes (10 cursando o 6º período e 10 cursando o 9º período) foi realizada a partir de três etapas: aplicação de questionário pré-leitura; realização de tarefas de navegação, leitura e produção de texto; e aplicação de questionário pós-tarefa. Os caminhos utilizados pelos informantes observados na execução das tarefas da segunda etapa, analisados em conjunto com os dados da primeira e da terceira etapas evidenciam que não há como garantir que habilidades relacionadas ao letramento digital ou ao letramento acadêmico, tratados separadamente, são mais funcionais para que os alunos consigam atender aos seus objetivos de leitura. Em vez disso, numa perspectiva integrada e situada, ficou evidenciado que os dois tipos de letramento são mobilizados pelos alunos de maneira estratégica, a depender do seu repertório de habilidades e dos caminhos de navegação que escolhem percorrer.
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