Estudo dos percursos de exploração de um material multimidiático para leitura de um poema com realidade aumentada por alunos do Ensino Fundamental II
DOI:
https://doi.org/10.18309/ranpoll.v52i1.1500Palavras-chave:
Leitura, Percursos, Novos Letramentos, Poemas, Realidade AumentadaResumo
O desenvolvimento das tecnologias digitais promove mudanças nas práticas sociais contemporâneas. Sendo assim, outras reflexões são necessárias para melhor compreender mudanças nas formas de agir, interagir e construir sentidos com textos agregados a suportes eletrônico-digitais. Este artigo apresenta os percursos de exploração, por alunos do Ensino Fundamental II, de um material multimidiático para leitura de um poema com Realidade Aumentada. Os objetivos deste trabalho são: descrever os modos pelos quais os alunos manuseiam, interagem e reagem aos recursos da tecnologia existentes no material e de que forma esses modos podem impactar construções de sentidos. Ademais, apresenta uma comparação do percurso desse material com percursos de navegação de outras escritas hipermidiáticas, como os hipertextos. Para isso, os principais aparatos teóricos considerados são: mídias imersivas (cf. AZUMA, 1997, 2017; LIU et al., 2017); escritas hipermidiáticas (cf. LEMKE, 2010; SIGNORINI, 2013); os novos letramentos (LANKSHEAR e KNOBEL, 2011); e a metodologia de pesquisa qualitativa (YIN, 2009). Os resultados apontam para o uso das interações típicas da RA pelos participantes, o aumento da motivação e a ampliação das construções de sentidos pela nova forma de interação disponibilizada pela RA.
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