O efeito metafórico de metáfora/metonímia em Michel Pêcheux
DOI:
https://doi.org/10.18309/ranpoll.v52i1.1474Palavras-chave:
Metáfora, Metonímia, Ideologia Empírica, Ideologia Especulativa, SimbólicoResumo
Pretendo, com este estudo, por meio do cotejo, sobretudo, dos textos de Michel Pêcheux, Metáfora e Interdiscurso ([1984] 2011) e Observações para uma Teoria Geral das Ideologias ([1967] 1995), verificar como os conceitos de metáfora e de metonímia são concebidos pelo autor francês, compreender como é pensada a interrelação estabelecida entre eles, tematizar a imbricação, de um lado, entre metáfora, semântica e ideologia empírica e, de outro, entre metonímia, sintaxe e ideologia especulativa, abordar estas questões com exemplos que sirvam como dados e compreender como elas, pautando-se, respectivamente, na concepção de linguagem como sistema de signos ou como meio de comunicação, recalcam, num caso, a gênese da ordem do simbólico e, no outro, o efeito da sociedade sobre o efeito da linguagem.
Downloads
Referências
GADET, F.; PÊCHEUX, M. A língua inatingível. Tradução de Bethânia Mariani e Maria Elizabeth Chaves de Mello. Campinas, SP: Pontes, 2004.
HERBERT, T. Observações para uma teoria geral das ideologias. Tradução de Carolina M. R. Zuccolillo, Eni Puccinelli Orlandi e José H. Nunes. Rua, v. 1, p. 63-89, 1995.
PÊCHEUX, M. Reflexões sobre a situação teórica das Ciências Sociais e, especialmente, da Psicologia Social. Tradução de Mariza Vieira da Silva e Laura Perrela Parisi. In: Análise de Discurso: Michel Pêcheux. 2. ed. Campinas, SP: Pontes Editores, p. 21-54, [1984] 2011.
PÊCHEUX, M. Metáfora e interdiscurso. Tradução de Eni Puccinelli Orlandi. In: Análise de Discurso: Michel Pêcheux. 2.ed. Campinas, SP: Pontes Editores, p. 151-161, [1984] 2011.
PÊCHEUX, M. Semântica e discurso: uma crítica à afirmação do óbvio. Tradução de Eni Pulcinelli Orlandi et al. 2.ed. Campinas, SP: Editora da Unicamp, 1995.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Revista da Anpoll
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os trabalhos publicados na Revista da Anpoll são licenciados sob os termos da licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. Assim, os/as autores/as ou terceiros podem copiar e redistribuir o material licenciado em qualquer suporte ou formato, e remixar, transformar, ou criar a partir do material desde que sejam dados os devidos créditos ao trabalho original. Ressalta-se que a redistribuição, transformação ou criação, de iniciativa de dos/as autores/as ou de terceiros, deve mencionar a precedência de sua publicação neste periódico, citando-se o volume, número e data desta publicação.