Análise crítica do discurso multimodal de representações das mulheres em anúncios de cerveja:
multiletramentos em sala de aula
DOI:
https://doi.org/10.18309/ranpoll.v52i1.1473Palavras-chave:
Análise Crítica do Discurso, Gramática do Design Visual, Mulheres, Anúncios de Cerveja, Sala de AulaResumo
Este artigo objetiva refletir sobre a leitura do gênero anúncio em sala de aula, sob uma perspectiva crítica, e evidenciar o potencial do trabalho com textos que refletem posicionamentos ideológicos que marcam questões sociais complexas. Para tal, evidenciamos a relevância do trabalho com este gênero amparado por importantes documentos oficiais (BRASIL, 1998, 2006, 2018). Além disso, recorremos aos estudos da Análise Crítica do Discurso (FAIRCLOUGH, 2015[1989], 2001; MEURER, 2005) para discutir questões que envolvem discursos e ideologias que perpassam os textos analisados, bem como utilizamos conceitos e categorias de análise da gramática do design visual (KRESS; VAN LEEUWEN, 2006), transpostos de maneira mais didática, em língua portuguesa, por Nascimento, Bezerra e Heberle (2011) com vistas ao desenvolvimento de práticas de multiletramentos no contexto escolar, para nortear a análise dos recursos multimodais que compõem os anúncios analisados, a partir dos quais discutimos reconfigurações de representações das mulheres em anúncios de cerveja. Resultados gerais indicam que, apesar de avanços nas representações de gênero nos anúncios analisados, outras questões mais interseccionais (AKOTIRENE, 2019; COLLINS; BILGE, 2016), tais como raça, etnia, classe e sexualidade são completamente negligenciadas, apontando para a urgência dessa problematização também no contexto escolar.
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