Saúde, Trabalho Docente e Pós-Graduação no Brasil, 1980-2017

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18309/anp.v1i51.1314

Palavras-chave:

Saúde e Pós-Graduação, Trabalho e Pós-graduação

Resumo

O objetivo é discutir a relação entre adoecimento de professores universitários e trabalho na pós-graduação. Primeiro, examino as relações de trabalho em instituições de ensino superior privadas e públicas para identificar distinções nos processos de adoecimento que estejam associados à realidade das atividades de docência nas universidades. Em seguida, examino o crescimento da pós-graduação no Brasil, numa série histórica de meio século, e a dinâmica de criação da CAPES. Neste item, rastreio o estabelecimento de diretrizes estruturais na CAPES baseadas num tipo de avaliação aferida por produtividade que é irradiada também para espaços de trabalho da graduação, levando até lá práticas competitivas e trabalho intensificado. O texto está sustentado nesta hipótese.

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Biografia do Autor

Antonio de Pádua Bosi, Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Marechal Cândido Rondom, Paraná,

É graduado em História pela Universidade Federal de Uberlândia (1993), mestre em História pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1997) e doutor em História pela Universidade Federal Fluminense (2002). Atualmente é professor Associado C da Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Tem experiência na área de História e estuda os conflitos em torno da organização do trabalho e dos trabalhadores com ênfase para as experiências mais recentes de precarização das relações de trabalho e de formação da classe trabalhadora no Brasil.

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Publicado

2019-12-30

Como Citar

Bosi, A. de P. (2019). Saúde, Trabalho Docente e Pós-Graduação no Brasil, 1980-2017. Revista Da Anpoll, 1(50), 243–251. https://doi.org/10.18309/anp.v1i51.1314

Edição

Seção

Dossiê XXIV Enanpoll