Contextos Sociopolíticos e Históricos da Mulher em A Streetcar Named Desire, de Tennessee Williams, a partir dos Dilemas Morais de Kohlberg
DOI:
https://doi.org/10.18309/anp.v1i50.1273Palavras-chave:
Tennessee Williams, A Streetcar Named Desire, Dramaturgia Norte-americana, Lawrence Kohlberg, Dilemas Morais.Resumo
Os Estágios de Desenvolvimento e Dilemas Morais propostos por Lawrence Kohlberg são utilizados como instrumento de análise dramatúrgica para identificar os contextos sociais, políticos e históricos da figuração da mulher na peça A Streetcar Named Desire de Tennessee Williams. A partir destes estágios, procede-se a uma investigação para revelar o aprofundamento dos substratos ficcionais trabalhados pelo autor no que diz respeito à condição da mulher em sua obra, trazendo à tona como ela é lida e compreendida na sociedade. Evidencia-se, por fim, que a história da mulher é predominantemente atrelada aos valores patriarcais. Os Dilemas Morais propostos por Kohlberg, portanto, mostram-se instrumentos proficientes para a análise dramatúrgica, indo além da leitura hegemônica da obra do autor.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os trabalhos publicados na Revista da Anpoll são licenciados sob os termos da licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. Assim, os/as autores/as ou terceiros podem copiar e redistribuir o material licenciado em qualquer suporte ou formato, e remixar, transformar, ou criar a partir do material desde que sejam dados os devidos créditos ao trabalho original. Ressalta-se que a redistribuição, transformação ou criação, de iniciativa de dos/as autores/as ou de terceiros, deve mencionar a precedência de sua publicação neste periódico, citando-se o volume, número e data desta publicação.