Representações para Professor em Artigos de Opinião Jornalísticos sob a Perspectiva Sistêmico-funcional

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18309/anp.v51i1.1224

Palavras-chave:

Linguística Sistêmico-Funcional, Representações, Professor, Artigo de Opinião

Resumo

O presente artigo tem por objetivo analisar as representações para professor e seus referentes em artigos de opinião de autoria de professores, publicados no blog Educação e Mídia, que é parte do conteúdo oferecido pela versão online do periódico paranaense Gazeta do Povo. Para tanto, tomamos por pressuposto teórico a Linguística Sistêmico-Funcional (HALLIDAY, 2014), mais especificamente o sistema de transitividade que realiza a metafunção ideacional, muito embora também tenhamos recorrido à metafunção interpessoal. A análise nos possibilitou observar que aos professores são manifestadas diferentes representações das quais se destacam a de responsável pelo processo de ensino e aprendizagem e pelas relações afetivas que repercutem na formação do educando como cidadão.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Nédilã Espíndola Chagas, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, Rio Grande do Sul

Possui graduação em LETRAS pela UFSM (1999), Mestrado em Letras pela UFSM (2011), Especialização em PROEJA UFSM (2012), Especialização em Gestão Educacional UFSM (2015), atualmente cursa Letras Espanhol e suas respectivas Literaturas pela UFSM e doutorado em Linguística sob a orientação da Prfª Drª Sra Regina Scotta Cabral (UFSM) . É professora do Instituto Estadual de Educação Olavo Bilac e do Colégio Antonio Alves Ramos da Rede Pallottina de educação.

Ana Paula Carvalho Schmidt, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, Rio Grande do Sul

Possui graduação em Relações Internacionais pela Universidade Tuiuti do Paraná (2007) e Letras - Inglês pela Universidade Federal de Santa Maria (2015). É doutoranda em Letras/Estudos Linguísticos pela mesma instituição e integrante do Núcleo de Estudos em Língua Portuguesa (NELP). 

Downloads

Publicado

2020-05-08

Como Citar

Chagas, N. E., & Schmidt, A. P. C. (2020). Representações para Professor em Artigos de Opinião Jornalísticos sob a Perspectiva Sistêmico-funcional. Revista Da Anpoll, 51(1), 59–70. https://doi.org/10.18309/anp.v51i1.1224

Edição

Seção

Estudos Linguísticos (2020)