Representações para Professor em Artigos de Opinião Jornalísticos sob a Perspectiva Sistêmico-funcional
DOI:
https://doi.org/10.18309/anp.v51i1.1224Palavras-chave:
Linguística Sistêmico-Funcional, Representações, Professor, Artigo de OpiniãoResumo
O presente artigo tem por objetivo analisar as representações para professor e seus referentes em artigos de opinião de autoria de professores, publicados no blog Educação e Mídia, que é parte do conteúdo oferecido pela versão online do periódico paranaense Gazeta do Povo. Para tanto, tomamos por pressuposto teórico a Linguística Sistêmico-Funcional (HALLIDAY, 2014), mais especificamente o sistema de transitividade que realiza a metafunção ideacional, muito embora também tenhamos recorrido à metafunção interpessoal. A análise nos possibilitou observar que aos professores são manifestadas diferentes representações das quais se destacam a de responsável pelo processo de ensino e aprendizagem e pelas relações afetivas que repercutem na formação do educando como cidadão.
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