A teoria Sentido-Texto e suas possibilidades de aplicação em dicionários de aprendizes do espanhol

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18309/anp.v1i45.1118

Palavras-chave:

Lexicografia pedagógica, Dicionários de aprendizes de espanhol, Teoria Sentido-Texto, Colocações, Adaptação das funções lexicais

Resumo

Estudantes de línguas estrangeiras precisam de ferramentas linguísticas confiáveis que descrevam a língua em uso, por um lado, e que satisfaçam as suas necessidades, por outro lado. Dicionários de aprendizes são ferramentas compiladas para auxiliar esse perfil de usuário em tarefas de compreensão e de produção. As colocações formam parte do conjunto dos principais fenômenos atinentes à produção. Esse tipo de combinatória carece de uma melhor descrição em muitos dicionários de aprendizes, especialmente nos dicionários de aprendizes de espanhol (DAEs) devido ao seu tratamento insatisfatório. O objetivo deste artigo é explorar a possibilidade de aplicação da Teoria Sentido-Texto (TST) para descrever colocações em DAEs. Primeiramente, introduzimos os postulados gerais da TST. Em seguida, listamos e analisamos colocações incluídas em DAEs e dicionários monolíngues de espanhol, comparando-as com dados de corpus. Por fim, aplicamos a TST na descrição das colocações encontradas e propomos uma adaptação da notação da TST. Conclui-se que a TST oferece um método bastante útil para descrever colocações. A próxima etapa desta pesquisa é apresentar as informações linguísticas de maneira ainda mais amigável para o consulente dos DAEs.

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Biografia do Autor

Laura Campos de Borba, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutoranda em Letras (Estudos da Linguagem - Lexicografia), Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Bolsista CAPES. Mestra em Letras (Estudos da Linguagem - Lexicografia) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), na Linha de Pesquisa em Lexicografia, Terminologia e Tradução - Relações Textuais. Foi Bolsista de Metrado do CNPq. Possui graduação em Licenciatura em Letras Português-Espanhol pela UFRGS (2014). Bolsista IC / UFRGS Voluntária (2010), bolsista IC PIBIC/CNPq / UFRGS (2011-2014). Publicações nas áreas de Metalexicografia, Lexicografia Pedagógica e Lexicografia Hispânica. Premiações e destaques em eventos científicos. Áreas de pesquisa: Lexicografia e Metalexicografia; Língua Espanhola. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Metalexicografia e Lexicografia / CNP

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Publicado

2018-08-22

Como Citar

Borba, L. C. de. (2018). A teoria Sentido-Texto e suas possibilidades de aplicação em dicionários de aprendizes do espanhol. Revista Da Anpoll, 1(45), 156–172. https://doi.org/10.18309/anp.v1i45.1118

Edição

Seção

SEÇÃO LINGUÍSTICA