O papel das noções de causação interna e controle na representação dos verbos dinâmicos monoargumentais

Autores

  • Pablo Nunes Ribeiro Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.18309/anp.v1i46.1072

Palavras-chave:

Verbos dinâmicos monoargumentais, Controle, Causação interna, Causativização, Semântica conceitual

Resumo

Este artigo discute o papel das noções de causação interna e controle na representação léxico-conceitual de algumas subclasses de verbos dinâmicos monoargumentais, como os verbos de modo de movimento (p. ex., correr, rolar), de processos corporais (p. ex., rir, espirrar) e de emissão (p. ex., chiar, apitar). Os objetivos são analisar como essas propriedades determinam a participação desses verbos no processo de causativização e propor uma maneira de representá-las na estrutura conceitual desses predicados, sob a luz da Semântica Conceitual (JACKENDOFF, 1983; 1990; 2002). Para tanto, são examinados alguns problemas da proposta de Jackendoff (1990) para o tratamento dos verbos de modo de movimento, de modo a mostrar que o autor não dá conta do comportamento desses verbos em relação à causativização. São discutidas também análises clássicas das noções de controle, causação interna e eventos acionais na semântica lexical, que servem como base para a proposta apresentada neste trabalho. A hipótese defendida é a de que a distinção entre os predicados primitivos MOVE e ACT, através dos traços de controle e causação interna, é crucial para que se possa representar adequadamente a estrutura léxico-conceitual das subclasses de verbos dinâmicos monoargumentais e dar conta de sua participação ou não na causativização.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Pablo Nunes Ribeiro, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, Rio Grande do Sul

Licenciado em Língua Portuguesa e Língua Inglesa pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), mestre em Teoria e Análise Linguística pela UFRGS e doutor também em Teoria e Análise Linguística pela mesma instituição. Atualmente, é professor adjunto do Departamento de Letras Vernáculas da UFSM. Tem experiência na área de Lingüística, subárea de Teoria e Análise Lingüística, com ênfase em temas relacionados a: (I) interface entre semântica lexical e sintaxe; (II) processos envolvendo a estrutura argumental dos verbos; (III) decomposição de predicados e (IV) classes verbais do português brasileiro.

Downloads

Publicado

2018-10-01

Como Citar

Ribeiro, P. N. (2018). O papel das noções de causação interna e controle na representação dos verbos dinâmicos monoargumentais. Revista Da Anpoll, 1(46), 156–173. https://doi.org/10.18309/anp.v1i46.1072

Edição

Seção

Edição Especial comemorativa dos 30 anos do Grupo de Trabalho de Teoria da Gramática da Anpoll