AS DIMENSÕES DO AGIR DOCENTE NO TRABALHO COM A LEITURA
DOI:
https://doi.org/10.18309/anp.v1i42.981Palavras-chave:
Dimensões do agir docente, Leitura, EnsinoResumo
O objetivo deste trabalho é refletir sobre as dimensões do agir docente que orientam o trabalho do professor para o ensino de leitura. Inserido no âmbito da Linguística Aplicada (LA), utilizaremos como suporte teórico os estudos advindos do Interacionismo Sociodiscursivo (ISD), representado por Bronckart (1999, 2006, 2008), Machado (2004, 2007, 2009), Cristovão (2008), entre outros, e dos estudos provenientes da Clínica da Atividade, cujos representantes são Clot (1999) e Faïta (2002). Em relação aos fundamentos metodológicos, esta pesquisa se caracteriza como qualitativa interpretativista de cunho etnográfico. Para a concretização do objetivo proposto, realizamos entrevistas semi-estruturadas e filmagem de aulas para as sessões de autoconfrontação. Os sujeitos envolvidos na pesquisa são três professores de língua materna do ensino médio da cidade de Campina Grande. Os resultados da análise revelaram que o agir que orienta o trabalho do professor para o ensino de leitura é o agir motivacional da ordem da internalização, revelando assim que os colaboradores da pesquisa trabalham a leitura a partir de motivos mentais particulares.
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