UM FANTASMA ASSOMBRA A CASA-GRANDE: ESPAÇO E NARRATIVA EM TOTÔNIO PACHECO, DE JOÃO ALPHONSUS

Autores

  • Marcus Rogério Salgado Professor adjunto de Literatura Brasileira da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

DOI:

https://doi.org/10.18309/anp.v1i41.951

Palavras-chave:

Romance de 30, Literatura brasileira, Espaço e narrativa

Resumo

O objetivo do presente artigo é o estudo das relações entre escrita e espaço no romance Totônio Pacheco, do escritor mineiro João Alphonsus, publicado em 1935 e premiado em sua época. Veremos como as relações espaciais no interior do texto desvelam problemáticas tanto sociais como psicológicas, sendo mesmo responsável pela fusão das perspectivas local/social e existencial psicológica almejada por diversas obras do período, como Os Ratos, Angústia etc.

 

 

Creative Commons License 
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 License.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcus Rogério Salgado, Professor adjunto de Literatura Brasileira da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Doutor em Ciência da Literatura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2010) e mestre em Letras Vernáculas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2006). Tem atuação nas áreas de Letras e de Artes, com ênfase na investigação sobre a construção crítica da modernidade e na pesquisa sobre imaginários culturais. Sua experiência laboral com docência de ensino superior inclui instituições federais como a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), a Universidade Federal Fluminense (UFF) e a Universidade de Brasília (UnB). Foi Professor de Literatura Brasileira na Universidade de Santiago de Compostela, na Espanha. Atualmente é Professor Adjunto de Literatura Brasileira na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Downloads

Publicado

2016-12-30

Como Citar

Salgado, M. R. (2016). UM FANTASMA ASSOMBRA A CASA-GRANDE: ESPAÇO E NARRATIVA EM TOTÔNIO PACHECO, DE JOÃO ALPHONSUS. Revista Da Anpoll, 1(41), 138–147. https://doi.org/10.18309/anp.v1i41.951

Edição

Seção

II. NARRATIVA, PERSONAGEM, IDEOLOGIA