A LITERATUTA INFANTO-JUVENIL COMO POSSIBILIDADES DE AFIRMAÇÃO DA IDENTIDADE NEGRA

Autores

  • Rita de Cássia Moser Alcaraz UFPR
  • Eugenia Portela de Siqueira Marques UFGD

DOI:

https://doi.org/10.18309/anp.v1i41.873

Palavras-chave:

Descolonização, Literatura, Cultura do ser negra/o, Identidade negra

Resumo

Este estudo identifica a literatura infantil - juvenil como artefato cultural, portador de estratégias discursivas, que informam e nos formam culturalmente para afirmar a identidade afro-brasileira, por meio de personagens que valorizam a cor da pele e os cabelos cacheados. A reflexão teórica crítica fundamenta-se nos estudos pós-coloniais que tensionam o currículo escolar e a colonialidade do saber. Consideramos que literatura infanto-juvenil tem função legitimadora de saberes na escola e na articulação desses no processo de descolonização das esferas institucionalizadas, as quais serviram/servem predominantemente na subjugação e subalternização dos povos colonizados. Por meio da reflexão crítica e decolonial do corpus documental que inseriu o ensino da História e Cultura Afro-brasileira no currículo escolar, selecionamos em algumas obras o protagonismo do ser negro. Elas ao impactarem a lógica hegemônica de base ocidental e eurocêntrica contribuem para a afirmação identitária da criança negra em um espaço de resistência e de descolonização à cultura da branquidade.

 

 

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Biografia do Autor

Rita de Cássia Moser Alcaraz, UFPR

Mestre em Literatura e Bolsista - CAPES pelo Programa de Doutorado da UFPR - Linha de Pesquisa em Políticas Educacionais- NEAB e NEPIE.

Eugenia Portela de Siqueira Marques, UFGD

Pós-Doutora em educação. Professora do Programa de Pós-graduação da Faculdade de Educação da Universidade Federal da Grande Dourados. Coordenadora do Núcleo de estudos afro-brasileiros –NEAB/UFGD. Líder do grupo de pesquisa GEPRAFE.

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Publicado

2016-12-30

Como Citar

Moser Alcaraz, R. de C., & Portela de Siqueira Marques, E. (2016). A LITERATUTA INFANTO-JUVENIL COMO POSSIBILIDADES DE AFIRMAÇÃO DA IDENTIDADE NEGRA. Revista Da Anpoll, 1(41), 50–63. https://doi.org/10.18309/anp.v1i41.873

Edição

Seção

I. MEMÓRIA, IDENTIDADE, HISTÓRIA