O ENSINO BILÍNGUE EM NATAL/RN: UM MAPEAMENTO PRELIMINAR DO CONTEXTO

Autores

  • Orlando Vian Jr UFRN
  • Janaina Weissheimer UFRN
  • Lígia Leite UFRN
  • Rodrigo Queiroz UFRN/PPgEL
  • Wilka Soares UFRN
  • José Mauro Uchôa UFRN
  • James Vasconcelos UFRN

DOI:

https://doi.org/10.18309/anp.v1i34.671

Palavras-chave:

Bilinguismo. Educação bilíngue. Natal/RN

Resumo

Este texto objetiva traçar um mapa preliminar do ensino bilíngue em Natal/RN com base nos conceitos de sujeito bilíngue (GROSJEAN, 1982; WEI, 2000) e de educação bilíngue (HAMERS; BLANC, 2000; FISHMAN; LOVAS, 1970; DALE; TANNER, 2012). Os dados foram gerados através de questionários e entrevistas em quatro escolas particulares da região urbana da cidade. Os resultados indicam que a maioria das escolas aplica o bilinguismo parcial biletrado, com diferenças em relação à carga horária dedicada a cada uma das línguas

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Orlando Vian Jr, UFRN

UFRN, Natal, Professor Adjunto III 

Janaina Weissheimer, UFRN

UFRN, Natal, Professora Adjunta III

Lígia Leite, UFRN

UFRN/PPgEL, Natal, Mestre em Estudos da Linguagem

Rodrigo Queiroz, UFRN/PPgEL

UFRN/PPgEL, Natal, Mestre em Estudos da Linguagem

Wilka Soares, UFRN

UFRN/PPgEL, Natal, Mestre em Estudos da Linguagem

José Mauro Uchôa, UFRN

UFRN/PPgEL, Natal, Doutorando em Estudos da Linguagem

James Vasconcelos, UFRN

UFRN/PPgEL, Natal, Mestre em Estudos da Linguagem

Downloads

Publicado

2013-12-15

Como Citar

Vian Jr, O., Weissheimer, J., Leite, L., Queiroz, R., Soares, W., Uchôa, J. M., & Vasconcelos, J. (2013). O ENSINO BILÍNGUE EM NATAL/RN: UM MAPEAMENTO PRELIMINAR DO CONTEXTO. Revista Da Anpoll, 1(34), 233–257. https://doi.org/10.18309/anp.v1i34.671