Cães Desgarrados nas ruas da capital: símbolos e imagens do gaúcho na ficção e na poesiagarrados nas ruas da capital
DOI:
https://doi.org/10.18309/ranpoll.v55.2000Palavras-chave:
Gaúcho, êxodo, símbolo, mímesis, imagemResumo
O presente trabalho tem como objetivo comparar o romance Mês de cães danados (1977), de Moacyr Scliar, com a canção “Desgarrados” (1981), de Sérgio Napp e Mário Barbará Dornelles. A perspectiva de ambas obras artísticas apresenta a figura do gaúcho que sofre com o êxodo rural em direção à capital do estado, Porto Alegre. A fundamentação teórica se pauta em autores como Tânia Carvalhal, Sandra Pesavento, Gilbert Durand, Didi-Huberman e Luiz Costa Lima com o intuito de discutir como as obras se amparam em símbolos e projetam imagens acerca do passado da cultura gaúcha.
Downloads
Referências
CAMPOS, Marco Aurélio. Campanha da legalidade: episódio de luta para defender a Constituição e a democracia. Brasil de Fato. São Paulo: 11 ago. 2021.
CARVALHAL, Tânia Franco. Literatura comparada. 4. ed. rev. E ampliada. São Paulo: Ática, 2006.
CAYSER, Elisane Regina; CRESTANI, Luciana Maria. A ficcionalização dos espaços urbano e rural e a construção do ethos gaúcho na canção “Desgarrados”. Revista Rua, Campinas, v. 25, n. 2, p. 469-488, 2019.
DIDI-HUBERMAN, Georges. A imagem queima. Tradução: Helena Ribeiro. Curitiba: Editora Medusa, 2018.
DURAND, Gilbert. A imaginação simbólica. São Paulo: Cultrix: Editora da USP, 1988.
FISCHER, Luis Augusto. Um passado pela frente poesia gaúcha ontem e hoje. Porto Alegre: Ed. UFRGS, 1992.
GOLIN, Tau. Identidades: questões sobre as representações socioculturais no gauchismo. Passo Fundo: Clio, Méritos, 2004.
JUNG, Carl G. O homem e seus símbolos. Tradução: Maria Lúcia Pinho. 3. ed. Rio de Janeiro: HarperCollins Brasil, 2016.
LIMA, Luiz Costa. A ficção e o poema – Antonio Machado, W. H. Auden, P. Celan, Sebastião Uchoa Leite. São Paulo: Companhia das Letras, 2012.
NAPP, Sérgio; BARBARÁ, Mário. Desgarrados. Encarte do Disco 2 do álbum triplo (Long Play) em comemoração aos 20 anos da Califórnia da Canção Nativa do Rio Grande do Sul. São Paulo: RGE, 1990.
NIEDERAUER, Silvia. O viés político-alegórico no romance sul-rio-grandense: Mês de cães danados, de Moacyr Scliar. Recorte, v. 12, n. 1, p. 1-12, 2015.
PESAVENTO, Sandra Jatahy Pesavento. História do Rio Grande do Sul. Porto Alegre: Martins Livreiro, 2014.
SCLIAR, Moacyr. Mês de cães danados. Porto Alegre: L&PM, 1987.
ZILBERMAN, Regina. A literatura no Rio Grande do Sul. 3. ed. Porto Alegre: Mercado Aberto, 1992.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista da Anpoll

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os trabalhos publicados na Revista da Anpoll são licenciados sob os termos da licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. Assim, os/as autores/as ou terceiros podem copiar e redistribuir o material licenciado em qualquer suporte ou formato, e remixar, transformar, ou criar a partir do material desde que sejam dados os devidos créditos ao trabalho original. Ressalta-se que a redistribuição, transformação ou criação, de iniciativa de dos/as autores/as ou de terceiros, deve mencionar a precedência de sua publicação neste periódico, citando-se o volume, número e data desta publicação.