"É aclamação! É argumentação! É intertextualidade!"
uma análise textual e tecnodiscursiva de tuítes do Big Brother Brasil
DOI:
https://doi.org/10.18309/ranpoll.v54i1.1880Palavras-chave:
Persuasão, Intertextualidade, Tuíte, Big Brother BrasilResumo
A proposta deste trabalho consiste em analisar as estratégias de argumentação que ocorrem por meio da intertextualidade em tuítes publicados pelo perfil do Big Brother Brasil na rede social Twitter. Para tanto, articulamos um quadro teórico que reúne reflexões oriundas da Teoria da Argumentação no Discurso (AMOSSY, 2018; 2020), da Análise do Discurso Digital (PAVEAU, 2021) e da Linguística Textual, mais especificamente no que concerne aos estudos sobre intertextualidades estritas e amplas (CARVALHO, 2018; CAVALCANTE; CARVALHO; FARIA, 2017). O corpus para investigação é constituído por 27 tuítes publicados nas primeiras horas da madrugada do dia 19 de janeiro de 2023, no perfil do reality show Big Brother Brasil, na rede social Twitter. Por razões metodológicas, definimos, para este trabalho, um recorte do corpus, analisando 4 tuítes que exemplificam as estratégias de persuasão de base intertextual mais recorrentes. Um exame atento dos dados revelou que o perfil do Big Brother Brasil lança mão de ferramentas e práticas (tecno)linguageiras do ambiente digital, articulando-as com outros textos que circulam nesse mesmo espaço, com vistas à persuasão dos usuários do Twitter para que eles se engajem com as publicações sobre o reality show.
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Referências
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