Perda de visão na cidade globalizada – Ensaio sobre a Cegueira (2008) de Fernando Meirelles
DOI:
https://doi.org/10.18309/ranpoll.v53i3.1839Palavras-chave:
Filmes transnacionais brasileiros, Espaços urbanos compostos, Visão comprometida, Disciplinaridade e Indisciplinaridade, Ensaio sobre a CegueiraResumo
Ensaio sobre a Cegueira (2008) utilizou o seu modo de produção como motivo para situar a sua história em espaços urbanos que resultam de facto de uma cidade montada. A filmagem teve lugar em Toronto, São Paulo, Osaka e Montevideo. A cidade globalizada resultante dilui a percepção na novela de Saramago dos limites da individualidade, oferecendo apenas uma visão homogénea do mundo que nivela as diferenças sócio-económicas, especialmente entre o norte e o sul. A perda de visão é, de facto, no texto original, uma metáfora da incapacidade de lidar com a desumanidade da sociedade nestes locais. O objetivo deste artigo é estudar o filme utilizando os conceitos de e-motion e indisciplinaridade para revelar que a cegueira é abordada de forma convencional. Ao endereçar o filma para um público globalizado, a cegueira é apenas imitada esteticamente, eliminando a lucidez de Saramago relativamente à perda de visão de toda uma civilização.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista da Anpoll
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os trabalhos publicados na Revista da Anpoll são licenciados sob os termos da licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. Assim, os/as autores/as ou terceiros podem copiar e redistribuir o material licenciado em qualquer suporte ou formato, e remixar, transformar, ou criar a partir do material desde que sejam dados os devidos créditos ao trabalho original. Ressalta-se que a redistribuição, transformação ou criação, de iniciativa de dos/as autores/as ou de terceiros, deve mencionar a precedência de sua publicação neste periódico, citando-se o volume, número e data desta publicação.