Jogos de Verdade e o Dispositivo do Cancelamento nas Redes Sociais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18309/ranpoll.v53i2.1791

Palavras-chave:

Estudos Discursivos Foucaultianos, Cultura do Cancelamento, Dispositivo, Controle, Redes Sociais

Resumo

Nos últimos anos, a cultura do cancelamento se instaurou nas redes sociais como uma espécie de suplício virtual no qual os sujeitos são expostos, julgados e punidos por discursos e/ou condutas considerados “moralmente” condenáveis por outros usuários das redes. Esse tribunal, por sua vez, revela o caráter heterotópico da web, no qual o poder se exerce de maneira ainda mais difusa em uma “sociedade sinóptica”, onde todos estão autorizados a vigiar e punir. Considerando a regularidade desse fenômeno social no ciberespaço, o objetivo deste artigo é analisar como o cancelamento funciona enquanto dispositivo de vigilância e controle, que movimenta jogos de verdade. Para alcançarmos este objetivo, mobilizamos conceitos dos Estudos Discursivos Foucaultianos, como discurso, poder, dispositivo e vontade de verdade. Metodologicamente, selecionamos, a partir de uma rede de dispersão enunciativa, um acontecimento discursivo singular, ao qual se aplica a prática do cancelamento, envolvendo o jogador de vôlei Maurício de Souza, acusado de homofobia nas redes sociais. Por meio da análise deste caso, podemos vislumbrar nas redes sociais diferentes vontades de verdade que revelam a complexidade desse dispositivo e a natureza do discurso enquanto objeto de poder e resistência.

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Biografia do Autor

Regina Baracuhy, Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, Paraíba, Brasil

Doutora em Linguística e Língua Portuguesa (UNESP).

Dayane Adriana Teixeira Oliveira, Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, Paraíba, Brasil

Mestra em Linguística (UFPB).

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Publicado

2022-09-06

Como Citar

Baracuhy, R., & Oliveira, D. A. T. (2022). Jogos de Verdade e o Dispositivo do Cancelamento nas Redes Sociais . Revista Da Anpoll, 53(2), 100–116. https://doi.org/10.18309/ranpoll.v53i2.1791

Edição

Seção

Por uma análise foucaultiana dos discursos