Experiências heterotópicas no cinema e na arte

Camila O’Gorman e lugares outros

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18309/ranpoll.v53i2.1747

Palavras-chave:

Heterotopia, Heterocronia, Análise do discurso, Foucault, Camila O’Gorman

Resumo

Este texto tem como objetivo analisar experiências heterotópicas do cinema e da arte argentinos em torno da figura de Camila O’Gorman a partir das postulações teóricas de Michel Foucault (2013a; 2013b) sobre o conceito de heterotopia. Para realizar tal análise, utilizamos como base dois textos, a saber: (i) O corpo utópico - As Heterotopias (2013a) e (ii) De espaços Outros (2013b), nos quais Foucault se propõe a apresentar e a discutir o conceito de heterotopia. No que diz respeito ao corpus de estudo, selecionamos a obra cinematográfica Camila (1984) da cineasta argentina Maria Luisa Bemberg e a collage do escritor e artista argentino Enrique Molina que ilustra a capa de seu romance Una sombra donde sueña Camila O’Gorman (1994). As obras selecionadas são materialidades discursivas sobre Camila O’Gorman, uma jovem que se converte em um mito histórico argentino após ter sido tragicamente assassinada no século XIX.

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Biografia do Autor

Poliana Coeli Costa Arantes, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil

Doutora em Linguística (UFMG).

Evânia Maria Ferreira Do Nascimento, Colégio Pedro II, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil

Mestra em Linguística (UERJ).

Luísa Perissé, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil

Mestra em Letras Neolatinas (UFRJ). 

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Publicado

2022-09-06

Como Citar

Arantes, P. C. C., Do Nascimento, E. M. F., & Perissé Nunes da Silva, L. (2022). Experiências heterotópicas no cinema e na arte: Camila O’Gorman e lugares outros. Revista Da Anpoll, 53(2), 419–436. https://doi.org/10.18309/ranpoll.v53i2.1747

Edição

Seção

Por uma análise foucaultiana dos discursos