“Eu quero brincar em paz”

os efeitos dos discursos produzidos sobre a favela no cotidiano das crianças que habitam esses territórios

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18309/ranpoll.v53i2.1730

Palavras-chave:

Favela, Discurso, Violência, Crianças

Resumo

Partindo dos estudos de Michel Foucault sobre a análise de discursos, este artigo problematiza o modo como são produzidos e disseminados os discursos acerca das favelas do Rio de Janeiro. Desde sua expansão no final do século XIX as favelas cariocas têm sido associadas a locais de criminalidade, perigo e foco de doenças. Desconstruindo a ideia de que a falta de infraestrutura e a pouca oferta de serviços nesses territórios seriam falhas na atuação do Estado, o texto discute como a propagação destes discursos tem moldado a relação da sociedade com as favelas e com seus moradores. Como estratégia de enfrentamento a estes processos de subjetivação, grupos de moradores de favelas têm encontrado nas ações coletivas a força para sobreviver. Como exemplo desses movimentos de luta, este artigo apresenta um projeto desenvolvido por moradores do Complexo de Favelas de Manguinhos que tem permitido com que as crianças ressignifiquem as dores e os medos provocados pelo constante clima de violência presente no local que vivem, assegurando-lhes um espaço para brincar em paz.

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Biografia do Autor

Gabriel Lima Simões, Fundação Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil

Doutor em Políticas Públicas e Formação Humana (UERJ).

Michelly Ferreira da Silva, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil

Mestra em Políticas Públicas e Formação Humana (UERJ).

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Publicado

2022-09-06

Como Citar

Lima Simões, G., & Ferreira da Silva, M. (2022). “Eu quero brincar em paz”: os efeitos dos discursos produzidos sobre a favela no cotidiano das crianças que habitam esses territórios. Revista Da Anpoll, 53(2), 349–365. https://doi.org/10.18309/ranpoll.v53i2.1730

Edição

Seção

Por uma análise foucaultiana dos discursos