A interação professor-aluno como prática de subjetivação docente

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18309/ranpoll.v53i2.1706

Palavras-chave:

Discurso, Professor, Subjetividade

Resumo

Este trabalho propõe discutir a discursivização da interação professor-aluno e sua relação com a constituição de subjetividades de docente. Tal recorte faz parte de uma pesquisa maior, que reconhece uma luta de saberes e poderes em torno de questões educacionais no Brasil, a qual se acirrou nos últimos cinco anos e teve como consequência a produção de um vasto arquivo sobre Educação, dentro do qual, também se constituíram diversos processos de subjetivação do professor. Para tanto, parte-se de uma perspectiva discursiva, calcada nos pressupostos teóricos lançados por Michel Foucault, mobilizando noções como discurso, verdade e dispositivo, em uma série enunciativa composta de textos que circularam em sites jornalísticos e em redes sociais. As análises até então depreendidas indicam que a interação com os alunos figura, nos discursos, como um elemento central da prática docente. Trata-se de uma prática produzida em diferentes dispositivos, como o escolar, o acadêmico, o jornalístico, entre outros, e contribui para uma subjetivação do professor ideal como um sujeito acolhedor em relação a seus alunos.  

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Biografia do Autor

Adélli Bazza, Universidade Estadual do Paraná, Campo Mourão, Paraná, Brasil

Doutora em Letras (UEM).

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Publicado

2022-09-06

Como Citar

Bazza, A. (2022). A interação professor-aluno como prática de subjetivação docente. Revista Da Anpoll, 53(2), 331–348. https://doi.org/10.18309/ranpoll.v53i2.1706

Edição

Seção

Por uma análise foucaultiana dos discursos