Augusto de Campos, intersemiose de uma imanência
DOI:
https://doi.org/10.18309/ranpoll.v52i3.1599Palavras-chave:
Augusto de Campos, Imanência, IntersemioseResumo
Meu objetivo neste artigo, com base numa visada geral da obra de Augusto de Campos, é discorrer sobre o que considero três estratos fundamentais da poética do autor, que, se observados em conjunto, constituem o que aqui chamo de intersemiose de uma imanência. Para tanto, precisei problematizar os lugares-comuns de certas leituras, a começar pelo conceito de imanência aplicado à obra do autor. Daí o duplo movimento do artigo, situar o autor e sua obra como diferença posicional em face da crítica sua contemporânea e após; e demonstrar como a intersemiose constitutiva retire a pertinência de qualquer formalismo.
Downloads
Referências
CAMPOS, Augusto de. À margem da margem. São Paulo: Companhia das Letras, 1989.
CASANOVA, Pascale. A república mundial das letras. Tradução de Marina Appenzeller. Rio de Janeiro: Ateliê Editorial, 2002.
DEBRAY, Régis. Manifestos midiológicos. Tradução de Guilherme João de F. Teixeira Rio de Janeiro: Vozes, 1995.
DELEUZE, Gilles. Imanência, uma vida... Tradução de Sandro Kobol Fornazari. Limiar, V. 2, N. 4, 2016.
DIDI-HUBERMAN, G. Quando as imagens tocam o real. Tradução de Patrícia Carmello e Vera Casa Nova. PÓS: Revista do Programa de Pós-graduação em Artes da EBA/UFMG, p. 206–219, 2012. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistapos/article/view/15454. Acesso em: 30 set. 2021.
DIDI-HUBERMAN. O que vemos, o que nos olha. Tradução de Paulo Neves. São Paulo: Editora 34, 2010.
GUATTARI, Félix; ROLNIK, Suely. Micropolítica: Cartografias do desejo. Tradução de Suely Rolnik. Petrópolis: Vozes, 1993.
JUSTINO, Luciano B. Literatura de multidão e intermidialidade: ensaio sobre ler o presente. Campina Grande: EDUEP, 2015. Disponível em: http://books.scielo.org/id/x6bh8
JUSTINO, Luciano B. Vídeo-duração: morte e antropofagia em Tour de Augusto de Campos. Hipertextus, n. 3, 2009. Disponível em: http://arquivohipertextus.epizy.com/volume3/Luciano-Barbosa-JUSTINO.pdf?i=1. Acesso em: 30 set. 2021.
MAFFESOLI, Michel. Elogio da razão sensível. Tradução de Albert Christophe Migueis Stuckenbruck. 2 ed. Rio de Janeiro: Vozes, 2001.
TAUVERON, Catherine. Direitos dos textos e direitos dos jovens leitores. Tradução de Marcello Bulgarelli. In: ROUXEL, Annie et al. Leitura subjetiva e ensino de literatura. São Paulo: Alameda, 2013.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Revista da Anpoll
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os trabalhos publicados na Revista da Anpoll são licenciados sob os termos da licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. Assim, os/as autores/as ou terceiros podem copiar e redistribuir o material licenciado em qualquer suporte ou formato, e remixar, transformar, ou criar a partir do material desde que sejam dados os devidos créditos ao trabalho original. Ressalta-se que a redistribuição, transformação ou criação, de iniciativa de dos/as autores/as ou de terceiros, deve mencionar a precedência de sua publicação neste periódico, citando-se o volume, número e data desta publicação.