Clarice Lispector e a autoria feminina: tensões literárias

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18309/anp.v51iesp.1514

Palavras-chave:

Clarice Lispector, Cartas, Autoria feminina, Crítica Literária Feminista

Resumo

Neste texto, pretende-se refletir sobre os desafios da autoria feminina a partir de manifestações da escritora Clarice Lispector em cartas destinadas às suas irmãs, Tania Kaufmann e Elisa Lispector, publicadas no livro Minhas Queridas, nas quais ela expressa as dificuldades e limitações enfrentadas no início de sua trajetória literária, entre os anos 1940-1950, período no qual ela acompanhou o marido diplomata, residindo em diferentes países da Europa e nos Estados Unidos.  Para isso, serão consideradas as contribuições da crítica literária feminista, priorizando-se as abordagens teórico-críticas de escritoras como Virginia Woolf, Simone de Beauvoir e Adrienne Rich, nas quais são tratados os desafios do fazer literário em um campo ainda restrito à participação de escritoras, os espaços limitados de publicação, o papel da crítica, a ansiedade de escrita, a expectativa social sobre o papel das mulheres e a tentativa de conciliação entre ser escritora, esposa e mãe.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rosana Cássia dos Santos, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, Santa Catarina,

Professora Associada da Universidade Federal de Santa Catarina, na área de Literatura. Coordenadora do GT da Anpoll A Mulher na Literatura, no biênio 2014-2016. Integrante do Grupo de Pesquisa do Instituto de Estudos de Gênero - IEG/UFSC. Integrante da Editoria de Artigos da Revista Estudos Feministas - REF. Coordenadora do Núcleo Literatual. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 2.

 

Downloads

Publicado

2020-12-10

Como Citar

Cássia dos Santos, R. (2020). Clarice Lispector e a autoria feminina: tensões literárias. Revista Da Anpoll, 51(esp), 16–25. https://doi.org/10.18309/anp.v51iesp.1514

Edição

Seção

Escritores e escritoras de Língua Portuguesa: Clarice Lispector